Apoio de Busato contribui na retomada de obras da Barragem Taquarembó

PTB Notícias 1/05/2014, 6:49


Após 3 anos e meio de trabalho intenso para retomar as obras da barragem de Taquarembó, a Secretaria de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), assinou nesta quarta-feira, 30/04, a contratação da Sanenco, empresa responsável pelo futuro trabalho.

O Deputado Federal Luiz Carlos Busato (PTB), titular da SOP à época e responsável por repactuar o convênio com o Ministério da Integração para captar recursos suplementares para a conclusão da barragem, participou do ato da assinatura juntamente com o atual secretário de Obras, Eng.

Eduardo Medeiros e o Diretor da empresa contratada, Robert José Barbosa.

“Durante o período como secretário de obras, contei com o trabalho intenso da equipe técnica da Secretaria e o esforço do Governador Tarso Genro para destravar os processos burocráticos.

Conseguimos convencer o Ministério da Integração sobre a importância da barragem e felizmente hoje formalizamos a contratação da Sanenco que concluirá esta obra tão importante e impactante para o Estado.

De acordo com o Secretário Medeiros, a Sanenco foi contratada para execução da conclusão dos serviços do maciço da barragem , construção dos diques e tomadas de água, instalações elétricas e sistema de proteção da barragem e construção da ponte sobre a ERS 630, que liga São Gabriel a Dom Pedrito.

Ele afirma que os programas ambientais também estão previstos na obra, que terá o investimento de R$ 76,6 milhões, sendo 1% de contrapartida do Estado e 99% da União.

A barragem, que tem como função criar um reservatório de acumulação de água para usos múltiplos, está sendo executada no arroio Taquarembó, localizado entre os municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul na região da Campanha.

Após a conclusão, os volumes armazenados irão fazer o abastecimento humano da cidade de Dom Pedrito, com a possibilidade de irrigar 16.

7 ha das várzeas do arroio Taquarembó, com um potencial futuro de 38.

087 ha irrigado, além da garantia da vazão remanescente para o atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região.

Estima-se que as obras sejam retomadas em maio deste ano.

Participaram do ato o Secretário Adjunto João Almeida, a vice-prefeita de Dom Pedrito, Adriana Torres Lara, o Deputado Estadual Luis Augusto Lara, o Presidente do FGTAS Rodrigo Ribas, os Diretores, engenheiros e responsáveis técnicos da SOP.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) Foto: Divulgação