Após encontro com governador, Lara define prioridades de sua pasta

PTB Notícias 7/01/2011, 13:40


Dois projetos de governo com largo alcance social foram examinados nesta semana pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, em reunião no Palácio Piratini com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, o petebista Luiz Augusto Lara.

Um deles é o Casa Solidária, que visa assegurar, em Porto Alegre, local de hospedagem a pessoas vindas do Interior para a realização de tratamento médico de alta complexidade – são os casos, por exemplo, de quimioterapia e radioterapia.

O governador, de acordo com Lara, quer instalar a primeira Casa Solidária ainda neste ano e, dentro dos próximos quatro anos, nas cidades-sede dos polos regionais de saúde do Estado.

O secretário Luis Augusto Lara afirmou, após o encontro com Tarso Genro, que o Governo do Estado precisa estar presente no apoio às pessoas e famílias em dificuldades financeiras e de saúde.

Por isso, o governador Tarso Genro, segundo Lara, pediu agilidade para o Casa Solidária.

“As pessoas enfermas, em tratamento de saúde, cuja permanência em Porto Alegre pode ser de várias semanas, se não tiverem parentes, não têm como pagar hotel.

Além disso, muitas precisam vir acompanhadas.

São situações de sofrimento e dor que exigem atenção e sensibilidade do poder público”, afirmou o secretário, ao destacar a preocupação do governador.

Mutirão SocialO outro projeto examinado com prioridade na reunião foi o do Mutirão Social – a denominação é provisória, observou Lara.

De acordo com o secretário Lara, a proposta é incluir serviços do Estado em áreas e bairros caracterizados pela sua alta vulnerabilidade social e violência.

Na avaliação feita pelo governador durante o encontro, disse o secretário, ficou clara a urgência de ser reforçada a presença dos serviços de saúde, assim como ampliar as atividades ligadas à educação, cultura e esporte junto às comunidades desassistidas.

Além disso, o mutirão irá promover cursos profissionalizantes e trabalhos que ajudem no desenvolvimento social das comunidades.

fonte: site do Governo do Rio Grande do Sul