Aprovada lei de petebista que inclui carne suína na merenda do RS

PTB Notícias 7/04/2010, 16:14


Foi sancionada pela governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (05/04) a Lei nº 13.

410/2010, que inclui a carne suína no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino.

A iniciativa foi inspirada na proposta de mesmo teor do deputado estadual Aloísio Classmann (PTB/RS), o PL 201/2009, o qual visa incentivar e valorizar a cadeia produtiva da suinocultura no Estado, e, ao mesmo tempo, adicionar à merenda escolar mais um item saudável, promovendo a saúde dos alunos.

O parlamentar lembra que a riqueza nutritiva da carne suína está no conteúdo de proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio.

“Podemos citar, entre eles, os aminoácidos essenciais que compõem as proteínas da carne, que também são importante fonte de cálcio, potássio e vitaminas, como o complexo B, todos indispensáveis para o crescimento progressivo de crianças em idade escolar”.

Segundo Classmann, outro ponto que a lei pretende resgatar é a valorização da cadeia produtiva dos suinocultores.

“Hoje a carne suína é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a alguns anos atrás e de condições impecáveis de criação do rebanho”, afirmou o parlamentar.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da ALRS)