Aprovada moção de Patrícia Beck em prol de ponte em Novo Hamburgo

PTB Notícias 31/07/2013, 7:44


Na terça-feira (30/7/2013), os vereadores de Novo Hamburgo (RS) aprovaram a Moção nº 16/2013, de Patrícia Beck (PTB), que solicita à Metroplan que assuma a construção da ponte da Avenida dos Municípios, sobre o arroio Pampa, na divisa de Novo Hamburgo e Campo Bom.

O documento será enviado ao prefeito, ao secretário estadual de Obras Públicas e ao diretor superintendente da Metroplan.

No texto, a vereadora do PTB salienta que a obra da Avenida dos Municípios foi idealizada em 1989, como uma forma de integrar Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga a partir da RS-239, sendo também uma alternativa para o deslocamento para São Leopoldo.

O primeiro projeto foi criado em 2005; e a primeira licitação para a construção da ponte, lançada em 2007 – quando não houve interessados.

Assim, uma nova concorrência pública foi lançada em 2009 e, novamente, nenhuma empresa participou.

“Diante da situação, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) tentou realizar a contratação direta, mas a Procuradoria-Geral do Estado não autorizou o procedimento.

“Por fim, o projeto foi submetido a uma reformulação de cálculo estrutural com o objetivo de atrair interessados, sendo realizada novamente concorrência pública.

Depois de haver uma empresa vencedora da licitação e de definidos o valor e a origem do recurso para a obra, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e o Daer informaram que o valor de R$ 1.

198.

218,56 não poderá mais sair da arrecadação da praça do pedágio da RS-239, em Campo Bom, pois os pedágios passaram para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Assim, agora, os trechos de Novo Hamburgo e Campo Bom foram concluídos, mas falta ainda a ponte sobre o arroio Pampa.

ReuniãoNa tribuna, Patrícia Beck disse que o Daer deverá receber, na próxima segunda-feira (5/8), às 11h30, um grupo de parlamentares para repassar informações sobre a obra.

“Mas só acredito vendo as máquinas trabalhando, por isso não retirei a moção”, disse a petebista.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Câmara de Novo Hamburgo (RS)