Aprovadas propostas de Classmann na Comissão de Assuntos Municipais

PTB Notícias 5/08/2009, 8:01

Na reunião ordinária da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (04/8), foram aprovados quatro requerimentos de autoria do deputado estadual Aloísio Classmann (PTB).

Três deles para realização de audiências públicas.

Uma na Cascata do Buricá, para tratar da retomada das obras da RS-305; e outras duas, em Três Passos e Santa Rosa para discutir a problemática do consumo de crack e adoção de políticas públicas para a área.

O quarto requerimento, em conjunto com o deputado Luís Augusto Lara, é para a realização de um seminário em homenagem aos 200 anos de municipalismo no Estado.

Segundo Classmann, que preside o órgão técnico, a Comissão tem como função prioritária debater os assuntos de interesse dos municípios e ouvir as demandas locais.

Neste sentido, o parlamentar explica que acolheu o pedido da Associação de Prefeitos da Região Celeiro e Grande Santa Rosa para debater em audiência pública a retomada das obras de pavimentação da RS – 305, entre Horizontina e Crissiumal.

“Esta é uma importante via para a região e pretendemos auxiliar a comunidade na interlocução com o governo.

A expectativa é grande para que a conclusão desta obra”, disse ele.

Outro tema que vem despertando a necessidade de mais discussões e esclarecimentos, conforme o deputado, é a problemática do consumo de crack no Estado.

Para isso, propôs a realização de audiência pública em Santa Rosa para tratar, inclusive, da adoção de políticas públicas de prevenção e combate à droga.

Participarão dos debates o psiquiatra Flávio Pechanski (UFRGS), Delegado Wilson Muller, representantes das Secretarias estaduais da Saúde e Desenvolvimento Social, Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Estadual de Entorpecentes, prefeitos, vereadores, conselhos tutelares, conselhos municipais de entorpecentes, entre outras entidades.

Outra iniciativa proposta pelo parlamentar, por sugestão do Instituto Pró-Memória de Rio Pardo, é para a realização de um seminário de homenagem aos 200 anos da implantação do municipalismo no Rio Grande do Sul, com as primeiras unidades administrativas do Estado (Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha e Rio Pardo).

O evento será na Assembleia Legislativa e contará com prefeitos, vereadores, representantes de universidades e demais segmentos da sociedade.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul