Aprovado PL de Liziê Coelho que cria Dia Estadual da Caatinga no Piauí

PTB Notícias 14/07/2012, 5:16


A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou projeto de lei de autoria da deputada estadual Liziê Coelho (PTB), que institui o dia 17 de maio como o Dia Estadual da Caatinga.

Segundo a parlamentar, esse é o ecossistema brasileiro que historicamente mais tem sofrido com o uso intempestivo dos seus recursos e a falta de planos e projetos que garantam o desenvolvimento sustentável.

A data foi escolhida porque neste dia realizou-se em Fortaleza, Ceará, a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga.

“A Conferência em Fortaleza foi um momento único para a discussão da preservação e proteção da Caatinga.

A atenção do Poder Público de todos os Estados nordestinos estava voltada para esse bioma”, disse.

O objetivo da criação dessa data é fazer com que a população se atente para a importância da preservação e o potencial cultural e econômico da Caatinga.

“Nessa dia escolas, faculdades, instituições de ensino, órgãos ligados à cultura e meio ambiente irão se mobilizar para mostrar a sociedade de uma forma geral o valor da Caatinga”, destacou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), dos 224 municípios piauienses, o total de 201 possuem áreas com a presença de Caatinga, o que atende ao total de 2.

938.

978 piauienses.

“Só esse número já justificaria a necessidade do reconhecimento desse dia para lembrar a importância da Caatinga.

Esse bioma é a principal fonte de rende e sobrevivência do sertanejo do nosso Estado”, disse.

A parlamentar também apresentou projeto que solicita o reconhecimento do bioma Caatinga como Patrimônio do Estado do Piauí.

Segundo Liziê, a Caatinga é um bioma genuinamente brasileiro desprezado e abandonado pelo poder público, que nunca voltou sua atenção para a preservação e desenvolvimento desse habitat.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Cidade Verde