Aprovado PL de Liziê Coelho que proíbe rodovias sem acostamento no Piauí

PTB Notícias 22/03/2012, 6:49

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí aprovou projeto de lei de autoria da deputada estadual Liziê Coelho (PTB), que proíbe a construção de rodovias no Piauí sem acostamento.

De acordo com a parlamentar, a medida visa reduzir o crescente número de acidentes registrados nas rodovias do Estado por falta de acostamento adequado.

Liziê Coelho afirmou que estudos técnicos confirmaram que a supressão de acostamentos em uma rodovia aumenta o índice de acidentes previstos em até 28%.

“Quando esses acostamentos são construídos de forma incorreta é reduzida a capacidade dessa rodovia em até 7%”, comentou.

O projeto prever ainda a proibição da utilização dos acostamentos para a construção de 3ª e 4ª faixa nas Rodovias já existentes do Estado sem a construção do acostamento.

“É da máxima importância que as estradas estaduais obedeçam a critérios técnicos de segurança e que os acostamentos sejam feitos de forma adequada de maneira a evitar acidentes e aumentar a vida útil das pistas de rolagens”, disse.

Segundo a parlamentar, os acostamentos têm sido suprimidos ou implantados de maneira incorreta por razões de economia.

“Os acostamentos exercem funções importantes em uma rodovia, tanto em relação à melhoria das condições operacionais, tais como a capacidade e a segurança viárias, quanto ao desempenho dos pavimentos, protegendo a estrutura da pista principal, melhorando as condições de drenagem e de transferência de carga”, declarou.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal AZ