Aprovado projeto de Dr. Furlan que cria o Programa Coração de Estudante no Amapá

Agência Trabalhista de Notícias 28/06/2016, 18:58

Imagem Crédito: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Amapá aprovou o projeto de lei 253/16 AL, do deputado Dr. Furlan (PTB), que cria o Programa Coração de Estudante. O projeto é uma forma de implementar a atenção à saúde cardiovascular das crianças e adolescentes na rede de ensino público do Amapá.

Um dos objetivos do projeto é articular ações multidisciplinares entre pedagogos, médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e a interação entre universidades, sociedades médicas e governo do Estado simultaneamente sobre os fatores de risco cardiovasculares modificáveis, como a presença elevada de gordura no sangue, tabagismo, obesidade, sedentarismo, estresse e diabetes.

O projeto objetiva também realizar avaliação cardiológica em todos os estudantes de até 12 anos de idade, visando diagnóstico precoce de patologias do coração.

“A criação do serviço coração de estudante visa proporcionar um atendimento a esses estudantes com o intuito de fazermos uma busca ativa de cardiopatia. Com isso, teremos ações multidisciplinares envolvendo médicos, enfermeiros, educadores físicos, educadores, podendo ser feitos diagnósticos precoces e um tratamento dessas crianças. É um serviço que não vai gerar custos ao estado, pois o mesmo já possui os profissionais citados e teremos com isso possibilidade de atender todas as crianças do estado até 12 anos”, afirmou Dr. Furlan.

Com informações da assessoria do deputado Dr. Furlan (PTB-AP)