Aprovado projeto de Dr. Furlan que institui Semana do Coração no Amapá

PTB Notícias 14/08/2015, 7:28

De acordo os índices do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no Amapá, entre adultos jovens.

Com o objetivo de conscientizar, informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde cardiovascular, a Assembleia Legislativa do Amapá aprovou na segunda-feira (10/8/2015) o projeto de lei do deputado Dr.

Furlan (PTB) que institui a Semana Estadual do Coração, de 29 de setembro a 3 de outubro.

Cirurgião cardiovascular, Dr.

Furlan disse que o coração deve ser tratado de uma maneira muito cuidadosa.

“Temos a plena convicção como médico, que é extremamente necessário chamar a atenção da sociedade para o cuidado maior com a saúde cardiovascular.

Por isso, criamos este projeto para conscientizar amapaenses sobre os fatores de risco e a prevenção”, afirmou.

Durante a Semana Estadual do Coração, uma programação especial marcará a data, com atividades e ações que serão desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais de atenção à saúde, esporte e assistência social, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS) e do Conselho Estadual de Medicina (CRM-AP).

No mesmo período, o projeto institui também o Dia Estadual da Saúde do Coração, que será comemorado anualmente em 29 de setembro.

Para o parlamentar trabalhista, durante as ações poderão ser identificadas pessoas que desconhecem doenças como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.

Estas doenças são consideradas fatores de risco e caracterizam potenciais pacientes cardíacos.

“O projeto quer alcançar pessoas de todas as idades e com diversas ocupações, como estudantes, trabalhadores do serviço público, de jovens a idosos, além de todos os usuários do sistema único de saúde estadual”, acrescentou Dr.

Furlan.

Projeto de resoluçãoAinda com foco na saúde, foi aprovado o projeto de resolução que estabelece o ingresso da Assembleia Legislativa do Amapá na Semana Estadual do Coração a fim de estimular o governo e a sociedade a ingressar nas campanhas de prevenção aos fatores de risco às doenças cardíacas.

O projeto também prevê a criação da Corrida da Assembleia Legislativa, como medida de estímulo à prática de atividades físicas para evitar problemas de saúde cardiovasculares.

Neste ano, a data de realização da corrida será em 3 de outubro.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Dr.

Furlan (PTB-AP) Foto: Graziela Miranda/Assessoria