
Aprovado projeto de Dr. Furlan que institui Semana do Coração no Amapá
PTB Notícias 14/08/2015, 7:28
De acordo os índices do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no Amapá, entre adultos jovens.
Com o objetivo de conscientizar, informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde cardiovascular, a Assembleia Legislativa do Amapá aprovou na segunda-feira (10/8/2015) o projeto de lei do deputado Dr.
Furlan (PTB) que institui a Semana Estadual do Coração, de 29 de setembro a 3 de outubro.
Cirurgião cardiovascular, Dr.
Furlan disse que o coração deve ser tratado de uma maneira muito cuidadosa.
“Temos a plena convicção como médico, que é extremamente necessário chamar a atenção da sociedade para o cuidado maior com a saúde cardiovascular.
Por isso, criamos este projeto para conscientizar amapaenses sobre os fatores de risco e a prevenção”, afirmou.
Durante a Semana Estadual do Coração, uma programação especial marcará a data, com atividades e ações que serão desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais de atenção à saúde, esporte e assistência social, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS) e do Conselho Estadual de Medicina (CRM-AP).
No mesmo período, o projeto institui também o Dia Estadual da Saúde do Coração, que será comemorado anualmente em 29 de setembro.
Para o parlamentar trabalhista, durante as ações poderão ser identificadas pessoas que desconhecem doenças como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.
Estas doenças são consideradas fatores de risco e caracterizam potenciais pacientes cardíacos.
“O projeto quer alcançar pessoas de todas as idades e com diversas ocupações, como estudantes, trabalhadores do serviço público, de jovens a idosos, além de todos os usuários do sistema único de saúde estadual”, acrescentou Dr.
Furlan.
Projeto de resoluçãoAinda com foco na saúde, foi aprovado o projeto de resolução que estabelece o ingresso da Assembleia Legislativa do Amapá na Semana Estadual do Coração a fim de estimular o governo e a sociedade a ingressar nas campanhas de prevenção aos fatores de risco às doenças cardíacas.
O projeto também prevê a criação da Corrida da Assembleia Legislativa, como medida de estímulo à prática de atividades físicas para evitar problemas de saúde cardiovasculares.
Neste ano, a data de realização da corrida será em 3 de outubro.
Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Dr.
Furlan (PTB-AP) Foto: Graziela Miranda/Assessoria