Aprovado relatório de Walney rejeitando uso do FGTS para pagar pensão

PTB Notícias 18/09/2011, 11:52


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, presidida pelo deputado federal Silvio Costa (PTB-PE), rejeitou na última quarta-feira (14/09/2011) o Projeto de Lei 4529/08, que autorizava a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento de pensão alimentícia.

A comissão aprovou por unanimidade o parecer pela rejeição do deputado Walney Rocha (PTB-RJ) .

O relator acredita que já existem inúmeras hipóteses de levantamento dos depósitos na lei que trata do FGTS (Lei (http://www.

planalto.

gov.

br/ccivil_03/Leis/L8036consol.

htm” target=”_blank) 8.

036/90) para atender situações necessárias e extremas.

“A finalidade principal do fundo é constituir um pecúlio para o trabalhador e seus dependentes em caso de desemprego involuntário.

Não podemos permitir a movimentação da conta para todas as demandas do trabalhador nas mais variadas necessidades”, defendeu o petebista Walney Rocha em seu relatório.

A Lei 8036/90 prevê a movimentação da conta em casos como aposentadoria, aquisição de imóvel próprio, doenças graves, aplicação em quotas de fundos mútuos de privatização,e quando o trabalhador completar 70 anos, e para atender necessidade pessoal decorrente de desastre natural.

fonte: Agência Câmara