Aprovados requerimentos de Trogildo sobre ampliação do Salgado Filho

PTB Notícias 22/01/2015, 7:20


Na manhã desta quarta-feira, 21/01, a comissão representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) aprovou por unanimidade os requerimentos apresentados pelo vereador Cassio Trogildo, líder da bancada do PTB, que pediam a criação de uma Frente Parlamentar Pró-Ampliação da Pista do Aeroporto Salgado Filho e de uma Moção de Apoio à Ampliação da Pista.

O autor da proposta justificou a necessidade das medidas, em função da declaração do ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, de que não há necessidade nem previsão de aumento da pista.

Para Trogildo, as obras são fundamentais para a segurança na operação de aeronaves com maior porte, que resultarão em mais desenvolvimento econômico e social para o RS.

“A ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho é um dos fatores estratégicos primordiais para o desenvolvimento do nosso Estado e do Mercosul, significando uma profunda transformação no perfil produtivo e gerador de riquezas para a região Sul”, explicou o vereador.

Trogildo chamou a atenção para o fato de já haver o comprometimento do governo federal para realização da ampliação e que recursos já foram aportados tanto pela União, como pelo Município.

“Em 2007, o presidente Lula anunciou investimentos do PAC para as obras; Em 2011, a Prefeitura entregou a área desobstruída e cercada para a Infraero, após remoção de 922 famílias; Em 2013, foi realizada uma audiência pública com a presença e apoio de diversos setores da sociedade; Ao todo, já foram investidos R$ 247 milhões em remoções das famílias e obras de melhorias no entorno do aeroporto”, exemplificou o vereador.

Nos próximos dias, será instalada a frente parlamentar e a moção será encaminhada à presidenta da República, Dilma Rousseff, ao ministro Eliseu Padilha, ao governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e ao prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Vereador Cassio Trogildo Foto: Divulgação/Assessoria