Aquecimento global pode consumir 20% da economia mundial

PTB Notícias 30/10/2006, 11:36


O aquecimento global pode consumir até 20% da economia mundial, de acordo com um estudo encomendado pelo governo britânico que deve ser publicado na segunda-feira.

Este seria o pior cenário, sendo que, na melhor das hipóteses, combater o problema diminuiria a economia mundial em 1%.

O relatório se baseou em argumentos econômicos e não ambientais.

De acordo com o correspondente econômico da BBC, Hugh Pym, o relatório deve ter uma relevância considerável porque seu responsável, Nicholas Stern, um antigo economista do Banco mundial, é considerado uma figura neutra.

Para Pym, o relatório deve ser visto como objetivo por ter sido baseado em fatores econômicos amplamente aceitos.

AlternativaO documento poderia assim convencer céticos nos Estados Unidos, onde o aquecimento global é freqüentemente negado.

A equipe de Stern analisou o impacto que o aquecimento global deve ter no PIB mundial até o ano de 2.

100.

O governo britânico havia encomendado o estudo em julho de 2005 com a intenção de trazer luz quanto ao impacto apresentado pelo fenômeno e quais as melhores alternativas para o país e o mundo.

Críticos desta visão argumentam que as mudanças climáticas estão fora do controle humano e que a melhor alternativa seria estimular ainda mais o crescimento econômico para que os países adquiram recursos suficientes para pagar pelas adaptações no futuro.

Analistas dizem esperar que o documento britânico defenda a tese de que economistas subestimaram os custos que as mudanças climáticas vão acarretar, ao mesmo tempo em que avaliaram em excesso os custos do corte de emissões dos gases do efeito estufa.

fonte: BBC Brasil