Araújo debate com ministro sobre implantação da Cidade Digital em Brasília

PTB Notícias 27/01/2012, 15:11


O deputado distrital licenciado e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, petebista Cristiano Araújo, se reuniu nesta quinta-feira (26/01/2012) com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para tratar da implantação de uma Cidade Digital em Brasília.

A secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) vai iniciar o mapeamento de uma cidade do DF que atenda às necessidades do edital.

O objetivo é construir redes locais de comunicação, promover a produção e a oferta de conteúdos e serviços digitais e facilitar a apropriação de tecnologias de informação e comunicação pela gestão pública local e pela população.

O edital do Ministério das Comunicações para as Cidades Digitais sai em fevereiro e a SECTI pretende apresentar a cidade escolhida ainda no 1º semestre de 2012.

O programa prevê ainda a instalação de locais públicos de acesso gratuito à internet, além de bolsas para formação de agentes de inclusão digital, para que estes atuem como monitores e multiplicadores em espaços de uso das tecnologias digitais.

Cristiano Araújo se colocou à disposição e interessado em promover o projeto na capital federal.

A Cidade Digital, que começará a ser implantada em 80 municípios a partir de abril deste ano, estabelece parcerias entre a administração pública e a sociedade civil visando à implantação de infraestrutura de conexão.

Como interlocutor do projeto no âmbito do DF, o secretário petebista vai seguir as metas, em consonância com o planejamento estratégico do Ministério das Comunicações.

“É fundamental a secretaria trabalhar para garantir a conectividade de toda população do DF, e a Cidade Digital é uma ótima ferramenta para tornar isso possível”, afirmou Cristiano Araújo.

Paulo Bernardo também deixou claro que até a Copa das Confederações, em 2013, o 4G estará funcionando nas áreas centrais de acesso e promoção da Copa, conforme estabelecido pela FIFA.

Já em 2014, a ideia é que o projeto esteja totalmente consolidado em Brasília.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado distrital Cristiano Araújo (PTB-DF)Foto: Acácio/Site do deputado distrital Cristiano Araújo (PTB-DF)