Araújo: GDF e governo integrarão projetos na área de Ciência e Tecnologia

PTB Notícias 2/11/2011, 10:40

O deputado distrital licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, petebista Cristiano Araújo, se encontrou nesta terça-feira (01/11/2011) com o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para discutir a assinatura de tratados de cooperação institucional para o desenvolvimento do setor tecnológico da capital federal e a troca de experiências em âmbito nacional.

O líder do PTB no Senado, Gim Argello, do DF, participou da reunião.

“Essa audiência foi muito produtiva e, a partir dela, vamos começar a fazer um intercâmbio maior com as políticas ministeriais”, afirmou Cristiano Araújo.

A audiência foi promovida com o objetivo de debater o papel da secretaria no sistema nacional de Ciência e Tecnologia e também de como desenvolver uma parceria mais eficiente e constante com o Executivo Federal.

Cristiano reforçou ao ministro a necessidade dos estados atuarem como braços executores de políticas de aplicação do conhecimento.

No encontro, Cristiano também explicou ao ministro como andam os trâmites para a definitiva implementação do Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD), que tem a previsão de seu edital para o início de 2012, e outros projetos da secretaria, como o Ponto de Inclusão e o Conecta-DF, que prevê o acesso gratuito à internet em todo o DF.

Mercadante sugeriu a Cristiano e sua equipe que participem na próxima semana de uma reunião interna do ministério como o objetivo de aproximar a SECT das ações tocadas em âmbito federal.

“Essa integração será benéfica para o DF”, disse Gim Argello.

Ele também falou sobre a necessidade de criação de um centro vocacional tecnológico, da atração de empresas para participação na fundação do PTCP, além do interesse em ter uma unidade do ministério junto às futuras instalações da secretaria, da Fundação de Apoio à Pesquisa/DF e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), na Cidade Digital.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado distrital Cristiano Araújo (PTB-DF)Foto: Site do deputado distrital Cristiano Araújo (PTB-DF)