Areski Freitas se reúne com catadores para discutir cooperativa em União

PTB Notícias 30/08/2011, 7:26

Coletores de material reciclável que atuam em União dos Palmares (AL) participaram na última semana de uma reunião com o prefeito Areski Freitas (PTB), no Centro Administrativo Dr.

Antonio Gomes de Barros.

O objetivo principal da reunião foi tratar da formalização e da criação de uma cooperativa ou associação da categoria.

Um projeto no governo federal pretende a partir do próximo ano definir por lei o nome dos profissionais que coletam materiais recicláveis no lixo, mas em União dos Palmares, este processo já foi iniciado e o secretário de Meio Ambiente, Manoel Bernado de Melo convocou todos os catadores para que participassem da reunião com o prefeito Areski Freitas.

“A grande maioria destas pessoas que atuam como catadores participou desta reunião.

Agora vamos cadastrar a todos, verificar a documentação de cada um e em seguida iniciar o projeto de construção da cooperativa ou associação”, disse o secretário.

“A gente tem que aproveitar o máximo esta oportunidade, montar esta associação ou cooperativa, que vai atrair renda e dignidade para eles, além de ser um instrumento que servirá para atrair recursos que já existem, mas estes recursos só podem ser destinados para uma associação”, afirmou o prefeito Areski Freitas.

Areski garantiu ainda que a prefeitura dará todo apoio para a criação e construção da cooperativa e que não haverá interferência do Poder Público.

A prefeitura já iniciou há alguns meses o projeto do consórcio intermunicipal do aterro sanitário do lixo, neste tempo também deu alguns passos para melhorar os problemas existentes no tratamento do lixo na cidade, como a colocação de uma cerca, guarita, etc.

O prefeito Areski Freitas já autorizou recentemente a construção de um galpão que será utilizado para armazenar o material reciclável, recolhido pelos catadores.

Um dos problemas na implantação do projeto é a falta de documentos dos catadores.

A maioria não possui sequer RG ou CPF.

A prefeitura fará um cadastro para auxiliar na aquisição dos documentos.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Prefeitura de União dos Palmares