Arlen luta para levar água de qualidade para o município de Januária

PTB Notícias 13/12/2012, 15:39

Após muitos anos de negociações entre o governo federal e o governo de Minas Gerais, a sede e outras 16 localidades do município de Januária terão água de qualidade, tratada pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua), implementadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Entre os objetivos desse Programa estão: a construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água em sedes municipais e nas localidades rurais, constituídas por unidades de captação de água por meio de poços tubulares profundos, captação em cursos de água ou em pequenos barramentos (conforme a disponibilidade hídrica do local); adutoras de água bruta, estações elevatórias, unidades de tratamento simplificado, adutoras de água tratada, reservação, redes de distribuição de água tratada, visando proporcionar a melhoria da qualidade de vida das populações beneficiadas.

O deputado estadual Arlen Santiago (PTB), um dos batalhadores incansáveis para que essas obras saíssem do papel, está em contato direto com o IGAM e com a Copasa visando à agilização das obras a fim de que, até junho de 2013, as mesmas já estejam encaminhadas.

Além da sede de Januária, serão beneficiadas as localidades de Tejuco, São Joaquim, Pandeiros, Riacho da Cruz, Estiva/Lapão, Nova Odessa, Ilha, Jatobá, Lapão, Barreiro/Barreirinho, Cabeceira dos Cochos/Sumidouro, Marreca, Pedras de Sambaiba, Pitombeiras, Mamede e Sítio.

Além disso, o deputado federal Zé Silva (PDT) destinou R$ 1 milhão para também atender as demais comunidades que não foram incluídas nesta fase do Programa.

A escolha das comunidades foi feita com a devida coordenação de companheiros como o gerente-regional da Emater e funcionários dessa empresa, os quais irão acompanhar os trabalhos do governo do estado no que se refere às entregas parciais das obras do Proágua.

Arlen Santiago ainda está buscando outros recursos, por meio de programas do governo do estado, para a perfuração de poços artesianos, assim como o solicitado pelo vereador Mário Silvério Viana (Nego Viana), pedido aceito pelo governador Antonio Anastasia e pela Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, que incluiu a Escola Estadual do Povoado de Várzea Bonita, no Programa Água na Escola.

“Agora, com a entrada de Manoel Jorge na Prefeitura Municipal de Januária, iremos despachar com a secretária Ana Lúcia, visando atender as escolas das comunidades rurais, o que também irá beneficiar a população local”, ressalta Arlen.

Vale destacar ainda que a Secretaria de Estado de Educação iniciou o programa de construção de Casas Escolas, baseado em um novo modelo sugerido por Arlen Santiago e por seus companheiros em Januária, em que os recursos vão direto para a Caixa Escolar.

Dessa forma, e conforme conversa entre Arlen Santiago e o prefeito eleito Manoel Jorge, serão contratados dois engenheiros, a partir de janeiro de 2013, para auxiliarem os diretores e a Superintendência Regional de Ensino na fiscalização das obras.

“A população da zona rural vem passando por dificuldades há algum tempo, com queda de rentabilidade e instabilidade do clima, o que afeta o abastecimento de água nas propriedades, tanto na qualidade como na oferta.

A partir dessas obras haverá maior segurança na distribuição de água para as comunidades, possibilitando às famílias melhor qualidade de vida, além do ganho em saúde.

Isso demonstra a grande capacidade e dedicação das equipes do governo de Minas, que vem prestando relevante e indispensável serviço a todo o estado”, diz Arlen Santiago.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado Arlen Santiago (PTB-MG)