Arlen Santiago apresenta projeto Norte de Minas sem Lixões para vice-governador

PTB Notícias 13/08/2020, 7:45

Imagem

Após reunião realizada no dia 23 de julho na Codevasf, ocasião em que foram debatidas soluções conjuntas para a destinação de resíduos sólidos de 56 municípios do norte de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha, o deputado estadual Arlen Santiago (PTB-MG), acompanhado de representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Codanorte) e do Consórcio União da Serra Geral, se reuniu com o vice-governador Paulo Brant e com o diretor-geral do Idene, Nilson Borges, para apresentar a demanda a eles.

O deputado fez a entrega do Projeto “Norte de Minas sem Lixões”, que está orçado em R$ 20 milhões, e explicou a valia do empreendimento para o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, sugerindo que o recurso seja advindo da multa que a mineradora Vale está pagando ao estado em uma compensação financeira pelo desastre ambiental de Brumadinho.

O diretor-geral do Idene, Nilson Borges, salientou que esse é um Projeto muito importante para a região e que o Governo de Minas está empenhado para que ele realmente saia do papel. “Estamos em contato com o senador Carlos Viana e com os Ministérios para que possamos conseguir recursos e operacionalizar isso, fazendo com que a gente tenha um sucesso na implementação desse projeto e possa realmente fazer a diferença nessa região tão sofrida”, disse o diretor.

Por sua vez, o senador Carlos Viana, após receber a missão do deputado Arlen Santiago, esteve reunido com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e entregou a ele a proposta, ratificou a importância da implantação e reforçou a intenção de que os recursos sejam provenientes das multas da Vale. “Estou muito otimista de que nós consigamos o financiamento para que essa questão do lixo, do cumprimento da lei, também do Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, possam ser cumpridos e o meio ambiente preservado. É uma vitória a mais que nós esperamos conseguir para nossa Minas Gerais muito em breve”, afirma Viana.

“Estamos dando sequência ao pedido que recebemos em Montes Claros dos Consórcios e cuidando da questão do planejamento para ajudar as prefeituras. Afinal de contas, são 56 municípios que possuem problemas relacionados à deposição do lixo, ao tratamento correto e necessitam do nosso apoio para que a questão seja definitivamente solucionada” disse o deputado Arlen. Ele ainda informou que acredita na aprovação do Projeto pelo Governo de Minas e que tem a convicção de que em breve a região usufruirá dessa grande conquista.

Com informações da Gazeta Norte Mineira