Arlen Santiago luta pelo funcionamento de poços artesianos em Porteirinha

PTB Notícias 6/07/2012, 13:34


Preocupado com as condições de vida da população do Norte de Minas, o Deputado Estadual petebista Arlen Santiago, solicitou, em caráter de urgência, ao Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Djalma Bastos de Morais, e ao Vice-Presidente, Arlindo Porto Neto, a instalação de energia elétrica nos poços artesianos localizados nas Comunidades de Água Branca, Amargoso, Canafístula, Cedro, Mumbuca/Boa Vista, Poço/Salobo, Salobro e Várzea do Leite, em Porteirinha.

O parlamentar também pediu ao Chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado de Minas Gerais – Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Luis Carlos Dias Martins; ao Secretário-Executivo da CEDEC, Tenente Coronel Fabiano Villas Boas; ao Governador do Estado, Antonio Anastasia; ao Vice-Governador Alberto Pinto Coelho; bem com ao Secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – Sedru, Olavo Bilac Pinto Neto, que intercedam junto à Companhia a fim de viabilizar a esta instalação.

Segundo o Prefeito de Porteirinha, Juraci Freire Martins, no ano de 2010, foram perfurados diversos poços artesianos na cidade, os quais não foram instalados devido à falta de energia.

A Prefeitura Municipal recorreu, no início do ano, à CEMIG, que informou o prazo de 180 dias para efetivar o atendimento.

De acordo com Arlen Santiago este prazo é inaceitável, tendo em vista se tratar de uma companhia com o porte da Cemig, que é um dos mais importantes grupos de energia elétrica do país.

O parlamentar ainda destacou a questão do período de estiagem enfrentado pela população do Norte de Minas, que depende muitas vezes da ligação dos poços para o abastecimento de água em diversas comunidades.

“A população dessas localidades vem passando por dificuldades há algum tempo e por isso, torna-se prioritário atender a essa reivindicação.

Com o funcionamento dos poços artesianos haverá maior segurança na oferta de água, e assim, poderemos suprir as deficiências atuais e levar dignidade aos moradores dessas regiões”, afirmou o parlamentar.

Para o Deputado Arlen Santiago, o objetivo é minimizar as dificuldades geradas pela falta de água: “depois de muitos anos sofrendo com a escassez de água, a população espera ansiosa por essa melhoria, que possibilitará qualidade de vida às famílias, garantindo assim, mais saúde”.

fonte: site do deputado estadual Arlen Santiago (PTB-MG)