Arlen Santiago participa de reunião que oficializa investimentos para a saúde de Minas Gerais

Agência Trabalhista de Notícias 19/02/2019, 9:21


Imagem Crédito: Marco Evangelista/Imprensa MG

O deputado estadual Arlen Santiago (PTB-MG) participou, na segunda-feira (18), em Belo Horizonte, de reunião com o governador Romeu Zema e com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que oficializou um conjunto de portarias que vão garantir a Minas Gerais um total de R$ 196 milhões de investimentos para a saúde, atenção hospitalar, vigilância e atendimento em saúde mental.

Do total de recursos, R$ 4 milhões serão repassados para a cidade de Brumadinho e outros 17 municípios da região metropolitana, afetados pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão. O restante será destinado ao chamado Teto MAC estadual (media e alta complexidade), ou seja, aos valores que são repassados regularmente para assistência ambulatorial e hospitalar.

“Gostaria de agradecer a todos aqueles que estiveram envolvidos nessa questão [liberação] da verba que vai realmente ajudar enormemente neste momento de dificuldade”, afirmou o governador. O Ministério da Saúde fará, neste ano, repasses em blocos, garantindo um fluxo maior de recursos nos primeiros meses de transferência.

O ministro Luiz Henrique Mandetta ressaltou que Romeu Zema é o primeiro governador a recebê-lo e destacou a parceria com o governo e a bancada federal de Minas para viabilizar novos recursos para a saúde.

“Foi um trabalho muito forte da bancada de Minas Gerais, dos deputados federais, senadores e do governo do Estado. Ao invés de fazer gradativamente, nós juntamos todos [os repasses] com a bancada federal e o governo do Estado e fizemos essa liberação em quatro parcelas, ao invés de 12, para que o governo possa ter um capital maior para retomar a normalidade em saúde”, afirmou.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva; de Governo, Custódio Mattos; além do senador Rodrigo Pacheco (DEM), do deputado Diego Andrade (PSD), coordenador da bancada federal de Minas, e de deputados federais e estaduais.

Com informações do Governo de Minas Gerais