Arlen Santiago solicita a inclusão de mais Distritos no Minas Comunica II

PTB Notícias 16/01/2014, 10:48


Após o lançamento do programa “Minas Comunica II”, realizado pelo governador Antonio Anastasia, no dia 13/01, em solenidade na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o deputado estadual Arlen Santiago, do PTB mineiro, já solicitou a inclusão de alguns dos municípios que ficaram de fora dessa etapa do Programa.

O Programa tem o objetivo de disponibilizar aos cidadãos mineiros o acesso aos serviços de telecomunicações, especialmente ao serviço móvel com capacidade de prover telefonia e transmissão de dados, de forma universal, em igualdade de condições; e proporcionar infraestrutura para acesso aos serviços governamentais por meio eletrônico em todos os municípios do estado.

Esta etapa visa implantar o serviço de cobertura celular e comunicação de dados em 692 distritos de 359 municípios mineiros, onde vivem cerca de 1,17 milhão de pessoas.

Estão previstos investimentos no valor de R$ 138,4 milhões.

Além de atender à população dos distritos, o programa irá facilitar a comunicação dos viajantes, pois haverá ampliação da cobertura.

O “Minas Comunica II” será desenvolvido pelas secretarias de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag e de Fazenda – SEF, levando em consideração os distritos existentes durante o Censo de 2010.

Segundo o governador Antonio Anastasia: “o Minas Comunica II é uma sequência de um trabalho já realizado com muito sucesso pelo então governador Aécio Neves ao levar o sinal de telefonia celular para a sede dos municípios que não tinha esse serviço.

Agora estamos levando para a sede dos distritos, ou seja, para a área rural dos municípios.

O sinal de telefonia celular hoje significa não só conforto, segurança, mas, fundamentalmente, para o homem do campo e para o produtor rural, oportunidades de negócios, informação, acesso às notícias e, é claro, prosperidade e desenvolvimento”.

Para o petebista Arlen Santiago, com esse serviço, o Governo de Minas procura contribuir para reduzir as desigualdades regionais e melhorar a qualidade de vida da população, uma vez que muitas localidades não possuem sinal de celular, o que dificulta o contato, principalmente, em momentos de emergência, quando o telefone se torna essencial.

“O Programa irá colaborar não só com os distritos como também na zona rural, que acaba sendo beneficiada com o sinal das torres instaladas na região”, ressaltou.

“Fiz o pedido de inclusão dos demais municípios diretamente ao Governador porque não quero que nenhum distrito fique de fora desse programa, que traz um grande benefício para as comunidades que precisam procurar por sinal em outros pontos para conseguir fazer as ligações.

Esta é uma das ações que marca o progresso e o desenvolvimento dos municípios”, ressaltou o Deputado.

Entre as solicitações de inclusão feitas pelo parlamentar estão os distritos de: Água Boa (Santa Cruz de Salinas), Mirandópolis (Taiobeiras), Lagoa de Baixo (Rubelita), Caçarema (Capitão Enéas), Vila Sudário (Pai Pedro), São Bento (Mirabela), Campo Verde (Novorizonte), Rio da Cruz (Rio Pardo de Minas), Nova Fátima (Salinas), Boa Sorte e Povoado de Mandacaru e Barrinha (São João do Paraíso), Povoado de Buritizeiro e de Conceição (Riachinho), Brejo Grande e Povoado de Caroba (Santo Antônio do Retiro), Virgínio e Brejão (Miravânia), Rancharia e as reservas indígenas de Aldeia do Sumaré e Aldeia Brejo Mata Fome (São João das Missões).

fonte: site do deputado estadual Arlen Santiago (PTB-MG)