Armando Abílio volta a defender transposição do São Francisco

PTB Notícias 22/08/2007, 10:07


O deputado federal Armando Abílio (PTB/PB) voltou a defender no plenário da Câmara dos Deputados o projeto de transposição das águas Rio São Francisco.

O deputado petebista esclarece que sua defesa tem o objetivo de discutir, alertar e tentar convercer determinados segmentos e Estados, para que deixem de fazer oposição a esse projeto.

O parlamentar petebista destacou a situação da Paraíba e disse que, no caso de seu Estado, o projeto tem única e exclusivamente o objetivo de levar água de beber ao povo paraibano.

“Moro em uma região perto da cidade de Campina Grande, no Brejo Paraibano, cuja população gira em torno de 300 mil habitantes.

Lá o abastecimento de água está desativado.

Os municípios da região foram abastecidos, até pouco tempo, por carros-pipa e já há uma sinalização de que essa distribuição voltará a ser feita a partir dos meses de novembro e dezembro”, afirmou o petebista.

Com um discurso aprofundado, historiando todo processo de transposição, ressaltando que a proposta foi formulada desde 1847 (ou seja, há exatos 160 anos), o parlamentar lembrou que a outorga do direito de uso da água para a transposição foi concedida pela Agência Nacional das Águas com base no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrografica do rio São Francisco, plano aprovado pelo Comitê da Bacia do São Francisco em 2004.

“Por isso, qualquer tipo de argumento ou de justificação sobre efeitos da obra no meio ambiente e prejuízos na distribuição e no abastecimento de água nos distritos e nas cidades vizinhas à bacia do São Francisco, já foram devidamente esclarecidos”, finalizou.

Agência Trabalhista de Notícias