Armando apoia criação de agência do BNDES para financiar exportação

PTB Notícias 20/01/2011, 19:31

A proposta do ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, de criar uma subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada especificamente para fomentar as exportações encontra apoio em parlamentares tanto do governo quanto da oposição.

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o deputado federal petebista Armando Monteiro Neto, recém eleito senador pelo Estado de Pernambuco, defende a proposta com convicção e diz haver “absoluta compreensão da sua necessidade”, em todos os partidos.

“Ainda mais que vem à sombra do BNDES, uma instituição respeitada, que todos sabem ser capaz de operar nessa área e atender aos objetivos”, afirma.

Para Armando Monteiro Neto, “é fundamental contar com este tipo de instrumento de apoio ao financiamento da exportação, como fazem os países com maior presença no comércio internacional”.

É com atraso, observa ele, que o Brasil busca agora montar uma estrutura com este objetivo.

“Ainda que tardia, a medida é da maior relevância”, acentua o deputado, apontando, porém, a necessidade de outras medidas para apoiar o setor exportador, sendo duas em especial: facilitar ao setor a utilização efetiva dos créditos tributários acumulados, “cujo carregamento representa um custo”; e um enxugamento das normas burocráticas que regem os procedimentos aduaneiros, “hoje muito dispersas e complexas”.

Agência Trabalhista de Notícias, com informações da Agência Câmara