Armando elogia projeto que foca na educação para o mercado de trabalho

PTB Notícias 25/10/2013, 8:14

Em discurso na quinta-feira (24/10/2013), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) elogiou o programa Educação para o Mundo do Trabalho, uma iniciativa do chamado Sistema Indústria, que abrange a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sesi, Senai e federações da indústria de todos os estados e do Distrito Federal.

O senador disse que o programa tem por objetivo criar parcerias entre o empresariado industrial e diversos outros seguimentos da sociedade para desenvolver ações direcionadas à melhoria do perfil educacional dos jovens, com foco na preparação para o mercado de trabalho.

“O calcanhar de Aquiles da nossa competitividade reside na baixa qualidade da educação básica”, disse.

Segundo a CNI, informou Armando Monteiro, a falta de trabalhadores qualificados afeta a produtividade da maioria das empresas brasileiras”Para a grande maioria de empresários e executivos industriais entrevistados, o problema já supera em gravidade os obstáculos relativos ao chamado custo Brasil em outras dimensões, como a carga tributária, os encargos trabalhistas e previdenciários, a burocracia governamental, os custos logísticos e de financiamento”, disse.

Na avaliação do senador, as escolas brasileiras não conseguem formar o jovem para o mercado de trabalho de maneira adequada.

O programa Educação para o Mundo do Trabalho, explicou Armando, focaliza suas ações nos jovens entre 18 e 24 anos, os que cursam o ensino médio e os que não estudam nem trabalham.

Também os mais de 5 milhões de industriários com educação incompleta serão alvo do programa.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado