Armando Monteiro cobra do governo fim da burocracia para pequenos negócios

PTB Notícias 21/01/2014, 15:30


Diante das dificuldades para a aprovação de uma Reforma Tributária em um ano eleitoral, o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, espera que o governo federal adote medidas para estimular o empreendedorismo no País.

Segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, os pequenos negócios geraram mais de 1 milhão de empregos no ano passado, representando mais de 81% das vagas com carteira assinada.

De olho nesse potencial, o governo deve lançar no segundo semestre um portal válido em todo o País para a abertura e o fechamento de empresas.

O uso da internet vai reduzir de 107 para 05 dias o processo de formalização do negócio.

De acordo com o Banco Mundial, o Brasil ocupa a posição de número 116 numa lista de 189 países que adotam medidas para facilitar o empreendedorismo.

Ao citar a importância dos pequenos negócios na economia, o senador Armando Monteiro espera que o portal, que acaba com a burocracia na abertura e no fechamento de empresas, entre logo em funcionamento.

“O Brasil tem uma imensa energia empreendedora e não é possível que o estado no lugar de liberar essas forças, que o estado atue no sentido inverso, que é obstaculizar e barrar essas iniciativas.

Portanto, é tão óbvia que essa agenda é de interesse do País que faço votos que o governo possa efetivamente se dedicar a essa missão”, disse o senador Armando Monteiro.

O Senado deve votar ainda neste ano um projeto de lei que prevê a universalização do Super Simples, destinado ao pagamento simplificado de impostos, e que institui um modelo único de tributação para todas as categorias de empresas com faturamento de R$ 3,6 milhões por ano.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Rádio Senado