Armando Monteiro cobra soluções duradouras para problema da seca

PTB Notícias 5/04/2013, 15:06


O senador Armando Monteiro (PTB-PE) defendeu, na quinta-feira (4/4/2013), medidas de médio e longo prazo para combater os efeitos da seca no Nordeste.

Para ele, embora as ações emergenciais sejam importantes neste momento, é preciso investir em medidas estruturantes e garantir segurança a hídrica, já que o fenômeno da seca é recorrente.

“É preciso investir em soluções mais duradouras e sustentáveis que possam contribuir para uma convivência menos traumática com o fenômeno recorrente da seca”, afirmou.

Para Armando, é preciso acelerar as obras de transposição do Rio São Francisco, construir barragens e viabilizar o sistema de adutoras.

Entre as obras fundamentais para o estado que representa, Pernambuco, o senador citou a primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, a Adutora do Agreste, a ampliação da capacidade da Adutora do Oeste e a interligação das barragens de Algodões e Tamboril ao sistema adutor em Ouricuri.

“Os projetos existentes são viáveis e podem oferecer à população a segurança hídrica tão necessária para garantir o acesso à oferta adequada de água para o consumo e para o atendimento das atividades econômicas, especialmente a agropecuária”, disse.

O senador também ressaltou o papel da rede de proteção social representada pelas políticas de transferência de renda, combinadas com o crescimento do salário mínimo, para proporcionar ao Nordeste condições sociais e de renda mais favoráveis para enfrentar a seca.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado