Armando Monteiro defende pauta do setor gesseiro de Pernambuco

PTB Notícias 16/05/2014, 17:53

O senador Armando Monteiro (PTB), o deputado Jorge Côrte Real (PTB) e o presidente do Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindugesso), Josias Inojosa Filho, foram recebidos na quarta-feira (14/5/2014) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges.

Segundo Armando, a reunião serviu para expor ao ministro as dificuldades do setor gesseiro por causa da crescente importação de produtos na área de gesso que se valem do frete marítimo, que é mais barato para entrar no mercado nacional.

Conforme o senador, o gesso do Araripe tem a desvantagem dos custos do transporte, por isso ele entende ser necessário pensar numa medida de política industrial que é a elevação de uma tarifa de importação, hoje muito baixa, e que precisa ser elevada de modo a assegurar a sobrevivência do setor gerador de emprego e renda à população.

“O setor gesseiro é o mais importante arranjo produtivo do semiárido nordestino.

Portanto, precisamos apoiar esse setor que gera tantos empregos em Pernambuco”, disse Armando, que considerou a reunião muito positiva.

Pernambuco tem 97% das reservas de gipsita do Brasil.

São quase 700 empresas entre minas, calcinadoras e fabricantes de artefatos de gesso.

De acordo com Armando, o ministro deu a indicação de que, por meio da Camex (Câmera de Comércio Exterior), vai estudar esta medida.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do senador Armando Monteiro (PTB-PE)Foto: Ana Luiza Sousa