Armando Monteiro destaca necessidade de se investir mais na indústria

PTB Notícias 22/02/2012, 15:33

O Brasil precisa investir mais no setor produtivo e mudar sua pauta de exportação.

O alerta foi feito pelo senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, que lamentou o processo de industrialização do país.

Segundo lembrou o senador petebista, o Brasil tem uma pauta de exportação voltada principalmente para as commodities, ou seja, produtos básicos que têm cotação internacional.

Nos últimos seis anos, a participação desse tipo de produto na pauta de exportações brasileiras subiu de 29,3 para 36%.

Enquanto isso, a venda de produtos industrializados caiu de 55% para 47,8%.

Hoje, o Brasil fabrica apenas 0,69% de todos os produtos manufaturados vendidos no mundo.

Os números, divulgados pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, preocupam o senador Armando Monteiro, que já foi presidente da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, reclamou da desindustrialização do Brasil e pediu mudança nas políticas para o setor: “A indústria brasileira vem perdendo espaço exatamente porque os produtos importados ganham cada vez mais uma presença no mercado doméstico, e isso por quê? Porque a indústria perde competitividade.

Os custos de produção no Brasil são elevados, custos de logística, de capital”, disse o petebista.

Entre os custos de produção, Armando Monteiro citou o caso da energia.

O senador explicou que no Brasil esse insumo tem tributação exagerada, o que faz com que o país esteja entre os quatro mais caros do mundo quando o assunto é energia.

Para Armando Monteiro, o valor cobrado é ainda maior se for considerado o custo de produção da energia, que no Brasil é baixo em relação a outros países por conta da riqueza hídrica.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Rádio Senado