Armando Monteiro prepara relatório final do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas

Agência Trabalhista de Notícias - 10/11/2017, 7:16

Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado

Imagem

O líder do PTB no Senado Federal, Armando Monteiro (PE), informou que pretende apresentar no próximo dia 29 o relatório final do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas. O colegiado, coordenado por Armando, foi formado no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para identificar problemas que impedem o país de crescer e apontar soluções para a geração de emprego e renda.

Em discurso no plenário, na quinta-feira (9), o parlamentar lamentou a má situação do Brasil apresentada num estudo elaborado pelo Banco Mundial. A instituição identificou que as empresas nacionais despendem 1.900 horas anuais para ficar em conformidade com suas obrigações tributárias, o chamado compliance tributário.

“Temos um ambiente de negócios marcado por burocracia e regulações complexas e disfuncionais, o que afeta a produtividade e compromete a capacidade do país de estimular os investimentos e os empreendedores”, afirmou.

Armando Monteiro disse que o relatório do Banco Mundial deve estimular o Brasil a encontrar caminhos para tornar o processo de pagamento de tributo mais fácil, para que as empresas não gastem tanto esforço e tempo que poderiam ser dedicados à atividade-fim.

“Essa agenda microeconômica deve merecer do governo atenção maior, pois é fundamental para melhorar o ambiente de negócios e o ganho de produtividade, sem os quais não vamos crescer de modo efetivo”, concluiu.

Com informações da Agência Senado