Armando Monteiro quer debate sobre Política de Desenvolvimento Produtivo

PTB Notícias 6/04/2011, 12:19

Requerimento do senador Armando Monteiro para realização de audiência pública sobre o tema foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)O senador Armando Monteiro (PTB) propôs a realização de audiência pública para debater a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) implantada pelo governo federal desde 2008.

O requerimento foi aprovado na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (05/04/2011).

Por sugestão do senador petebista, serão convidados para debater o tema o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o professor colaborador do grupo de estudos sobre organização da pesquisa e da inovação (GEOPI) da Unicamp, Wilson Suzigan e o diretor do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV, Luiz Guilherme Shymura de Oliveira.

Cabe agora à Comissão definir a data para a realização da audiência pública.

Na opinião de Armando Monteiro, a política de Desenvolvimento Produtivo é uma das mais importantes iniciativas para a agenda da competitividade do país.

“O debate é essencial para a construção de políticas públicas que priorizem a competitividade do setor produtivo brasileiro estimulando sua inovação e a superação de entraves originados pela excessiva carga tributária do país e pela carência de uma infraestrutura adequada”, afirma.

De acordo com o relatório do MDIC, a PDP tem como principais objetivos “consolidar a confiança na capacidade de crescer, com uma maior integração dos instrumentos de políticas existentes; fortalecer a coordenação entre instituições de governo e aprofundar a articulação com o setor privado”.

Para tanto, foram estabelecidas como principais metas a ampliação do investimento em capital fixo e do gasto privado em pesquisa e desenvolvimento; a elevação da participação das exportações brasileiras e a dinamização das micro e pequenas empresas.

fonte: site do senador Armando Monteiro (PTB-PE)