Armando ressalta papel do Sistema S na qualificação de trabalhadores

PTB Notícias 6/06/2013, 17:22


O senador Armando Monteiro (PTB-PE) ressaltou, na quarta-feira (5/6/2013), o papel decisivo que as entidades do Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Senat, Sest e Senar) desempenham na qualificação do mercado profissional e na melhoria do padrão de vida dos trabalhadores.

Ele reconheceu que ainda existe uma enorme carência na área de qualificação profissional no Brasil, mas ressaltou que se não fossem essas entidades, o país não teria chegado à condição de montar uma das mais importantes plataformas manufatureiras do mundo.

“Teria sido possível construir isso sem o papel fundamental dessas entidades, que ao longo de sete décadas, através de uma ação continuada, puderam formar quadros para a indústria brasileira?”, indagou.

Armando Monteiro assinalou a importância do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na educação tecnológica e na elevação da competitividade da indústria.

Ele afirmou que a entidade consolidou-se como um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.

“São 817 escolas fixas e móveis, que atendem 2.

700 municípios em todo o país e pelas quais já passaram mais de 58 milhões de estudantes.

A instituição oferece, ainda, cursos a distância disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para aqueles trabalhadores que não dispõem de tempo para se deslocar até as salas de aula”, elogiou.

O senador destacou que o Senai, por sua excelência no ensino, é o principal parceiro do governo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), respondendo por 47% das matrículas.

Armando ressaltou que a educação é a base para construção de uma indústria inovadora e competitiva e disse que o ensino técnico representa uma chance para a juventude que não consegue ir à universidade.

“Temos que enfrentar o desafio de expandir a oferta de oportunidades de formação de recursos humanos com alta qualidade no país, que só será viabilizado com significativo e bem aplicado aporte de investimentos dos setores público e privado”, ponderou.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Agência SenadoFoto: Moreira Mariz/Agência Senado