Armando: seca já prejudicou mais de 100 mil produtores rurais apenas em PE

PTB Notícias 26/04/2012, 8:04


Em discurso no plenário nesta quarta-feira (25/04), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) disse que a estiagem que vem atingindo o semiárido nordestino está prejudicando a população de vários estados.

Apenas em Pernambuco, ressaltou Monteiro, 100 mil produtores rurais já perderam suas safras de milho e feijão, contribuindo para uma perda total da produção agropecuária de 300 mil toneladas de alimentos.

O estado está com 29 municípios em estado de emergência, acrescentou.

Armando Monteiro elogiou o governo federal pela edição da Medida Provisória 566/2012, que abre crédito extraordinário de mais de R$ 700 milhões para os Ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário.

Esses recursos, explicou o senador, serão usados em ações de Defesa Civil, auxílio emergencial financeiro aos municípios, carros-pipa e ajuda para agricultores que perderam suas safras.

“Temos que saudar a forma ágil com que o governo federal, especialmente a presidente Dilma [Rousseff], já vem garantindo a liberação de recursos para o enfrentamento desse quadro”, declarou o senador.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Agência Senado Foto: Moreira Mariz/Agência Senado