Arnaldo Faria de Sá divulga realização de congressos da área Sindical

PTB Notícias 18/06/2009, 8:45


O Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) divulgou nesta quarta-feira, em discurso no Plenário, que a União Internacional de Sindicatos de Serviços Públicos e Similares UIS Serviços Públicos realizará o seu XI Congresso Internacional, em Brasília, no período de 28 a 29 de junho de 2009.

A organização representa servidores públicos no plano mundial, tendo entre os seus filiados, sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais de todos os continentes, sendo vários deles do Brasil.

Segundo Arnaldo Faria de Sá, a escolha do Brasil para sede do XI Congresso deve-se ao momento especial que vive o País no cenário mundial e, também, em decorrência das políticas de valorização do setor público implantadas pelo governo brasileiro e que são referências internacionais.

“A UIS-Serviços Públicos tem atuação destacada como entidade sindical internacional, sempre buscando condições dignas de trabalho e valorização profissional de todos os servidores públicos, sem qualquer discriminação de raça, nacionalidade, convicções políticas, filosóficas ou religiosas.

A organização do congresso também definirá o novo Estatuto e a Declaração Internacional da UIS Serviços Públicos, além de realizar a eleição do Comitê Diretivo e do Secretariado da entidade.

Dirigentes sindicais brasileiros estão entre os cotados para ocupar cargos chaves da entidade, cujo presidente é Lulamile Sotana, representando o continente africano, e o secretário geral, Sukomal Se, da Ásia”, informou o Deputado do PTB.

O Congresso no Brasil tem o apoio e coordenação da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil-CSPB, da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB, da Central Geral de Trabalhadores do Brasil-CGTB e da Nova Central Sindical de Trabalhadores-NCST.

Arnaldo também divulgou que a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), entidade que representa servidores públicos municipais, estaduais e federais em todo território nacional, comemorará 50 anos de existência com a realização de sua 1ª Conferência Sindical Internacional, que conta com o apoio das centrais sindicais NCST, UGT, CGTB e Força Sindical, que se somam às internacionais ISP Brasil, Clatsep e Clate como entidades inscritas no evento.

“O temário da Conferência está focado em três pontos: Impactos da Crise Econômica Mundial no Brasil e na América Latina; Reflexos do Processo de Unidade do Movimento Sindical Internacional na América Latina e Brasil; e A Realidade dos Serviços e Servidores Públicos nos Planos Mundial, Continental e Regional.

Serão dois dias de debates, palestras e definições do posicionamento sindical frentes aos temas abordados”, disse.

“Em paralelo à Conferência, a CSPB promove a premiação dos participantes dos concursos de criação da logomarca e bandeira comemorativas do Cinquentenário da entidade e do seu hino.

Além dessas duas categorias, a CSPB também estará premiando uma seleção de monografias cujos temas serão O Estado Social Democrático de Direito e Os Servidores Públicos na Construção do Poder Social”, concluiu o Parlamentar petebista.

* Agência Trabalhista de Notícias