Arnon Bezerra assina convênio com Mastercard para programa City Possible

Agência Trabalhista de Notícias 23/10/2019, 8:32

Imagem Crédito: Carlos Lourenço/PJN

O prefeito de Juazeiro do Norte (CE), Arnon Bezerra (PTB), participou da 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, aberta oficialmente na sexta-feira (18) e encerrada no sábado (19). Foram mais de 1.500 participantes de todo o país. Na abertura, no Boulevard, em Barbalha (CE), Arnon assinou convênio entre o município e a Mastercard, entrando oficialmente para o City Possible, como uma das 34 cidades do mundo e a sexta do Brasil no programa. Esteve representando a Mastercard a diretora de Desenvolvimento de Negócios do Mastercard Brasil e Cone Sul, Fernanda Caraballo.

Com a assinatura do convênio, Juazeiro do Norte entra para o seleto grupo de cidades inteligentes. Arnon Bezerra destacou a importância desse convênio, fazendo com que o município passe a figurar entre as importantes cidades do mundo, abrindo mais ainda as portas para a inovação e o desenvolvimento.

O trabalho junto à multinacional vem sendo realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, contando com a participação, no evento, do secretário Michel Araújo.

City Possible

O programa é uma rede colaborativa global de cidades criada pela empresa para incentivá-las à sustentabilidade, inclusão e eficiência, tornando-as mais inteligentes, e vai estabelecer com o município um novo modelo de engajamento entre os setores público, privado e renomadas instituições acadêmicas, como a Universidade de Harvard.

Essa rede conta, atualmente, com mais de 30 metrópoles em todo o mundo, incluindo Atenas, Dubai, Melbourne e Praga. No Brasil, Juazeiro do Norte se juntará a Guarulhos (SP), Curitiba (PR), Madre de Deus (BA), Novo Hamburgo (RS) e Porto Alegre (RS).

“Juazeiro do Norte poderá se conectar a outras cidades e parceiros da Mastercard e, assim, pesquisar, desenvolver e potencialmente implementar novas soluções para os desafios urbanos mais urgentes”, diz a diretora Fernanda Caraballo.

O convite para o convênio foi feito ao secretário Michel Araújo durante o Smart City Business Brazil, que aconteceu em São Paulo, em julho.

“Sermos convidados a trocar experiências com cidades globais comprova que, o que tem sido feito aqui, não deixa nada a desejar. Pelo contrário. Juazeiro do Norte tem muito a ensinar e a aprender. O prefeito Arnon Bezerra e todos nós, que fazemos parte da sua gestão, buscamos melhorar a qualidade de vida da população”, destaca Araújo. Ele também é vice-presidente de Soluções Inovadoras do Fórum Nacional Inova Cidades, sendo o único representante do interior na governança.

Convenção

A 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista foi realizada pela Federação das CDLs do Ceará e as CDLs do Cariri, com apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil. O evento é considerado o maior do segmento, realizado a cada dois anos no Estado. Na ocasião, Juazeiro do Norte contou com stand destacando a cultura, o turismo e apresentado a cidade a visitantes de todo o Brasil. O encerramento ocorreu com show da cantora Elba Ramalho, em Juazeiro do Norte.

O varejo brasileiro está em pauta em uma das regiões que mais cresce economicamente nos últimos anos: o Cariri. Temas como a “Reflexão Consciente sobre o Varejo Brasileiro” foram trabalhados na sexta-feira, contando em sua abertura com o representante do governo do Estado, Elcio Batista, secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, representando o governador Camilo Santana; o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), José César Costa; o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro; o presidente da CDL de Juazeiro, Zenilce; além do prefeito Arnon Bezerra.

A solenidade de abertura foi marcada pela apresentação da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, entrada dos presidentes das CDLs cearenses com as bandeiras de cada município, e pela palestra magna “Convivendo com cenário econômico e político cada vez mais mutante e mutável”, proferida por Marcos Gouvêa, diretor do Grupo Gouvêa de Souza, consultoria de inovação para o varejo com 30 anos de experiência e um dos palestrantes da maior feira de varejo do mundo, a NRF (Retail’s Big Show), realizada anualmente em Nova York.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte