Arnon Bezerra: Juazeiro do Norte terá primeira emissora da TV Senado do interior do Brasil

PTB Notícias 27/08/2018, 7:52

Imagem Crédito: Divulgação

O prefeito Arnon Bezerra (PTB) esteve reunido, na segunda-feira (20), com a assessoria técnica da Secretaria de Comunicação do Senado Federal para os ajustes iniciais do processo de implantação da TV Senado em Juazeiro do Norte (CE), que funcionará com quatro canais abertos. Em seis meses, a TV deve entrar em funcionamento, como a primeira emissora da TV Senado do interior do Brasil, referência para o país.

Arnon está pleiteando a instalação da TV Senado desde o ano passado, quando solicitou a vinda do novo sinal de TV aberta. Com isso, Juazeiro do Norte ganha um Canal Classe A, de maior potência, consignado como 20, para a TV Senado, seguindo nas outras frequências para a TV Câmara, TV Assembleia e a TV que estará ligada diretamente à programação local, no canal 20.4, que de pronto recebeu a proposta de nome pelo prefeito Arnon Bezerra, de TV Cariri.

Inicialmente serão beneficiados com as transmissões as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu e Missão Velha, com sinal digital de TV aberta. Os equipamentos básicos ligados à torre de transmissão serão instalados no Horto e já começam a ser adquiridos. Os retransmissores deverão receber investimentos de mais de R$ 2 milhões.

Esse projeto inicia o processo de interiorização da TV Senado pelo país. Juazeiro do Norte como cidade piloto, pela sua relevância em termos referenciais para o Brasil. Segundo Luiz Fonteles, o Cariri e a terra do Padre Cícero têm forte representatividade, com uma mística importante no inconsciente coletivo do Brasil.

O prefeito ainda destacou o simbolismo forte do Padre Cícero, para ser visto num contexto maior. O petebista ressaltou esse aspecto ao lembrar do reconhecimento dado pelo ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. Ainda ressaltou as condições culturais e turísticas da região, além do desenvolvimento nos últimos anos.

Cada canal, incluindo o da TV Senado, que deverá entrar em funcionamento no prazo determinado de seis meses, a partir do último 3 de agosto, seguindo os critérios estabelecidos em edital, deve contar com programação própria, durante todos os dias da semana.

A reunião contou com a presença do assessor técnico da Secretaria de Comunicação do Senado, Luiz Carlos Fonteles, da secretária especial de Comunicação de Juazeiro do Norte, Elizangela Santos, e do jornalista Roberto Bulhões, que tem realizado um trabalho de assessoria técnica para a instalação da nova emissora no município.

Projeção regional

Arnon Bezerra esteve em Brasília, em dezembro do ano passado, para tratar da conquista da emissora e destacou o apoio irrestrito da ida da TV Senado para Juazeiro do Norte, com abrangência regional, determinante no processo de divulgação da cultura e desenvolvimento do Cariri.

O prefeito ainda destacou a importância cultural do Juazeiro do Norte e região para o mundo, com sua riqueza peculiar e que poderá gerar matérias até nacionalmente, para serem apresentadas na grade de programação da TV Senado, com material de grande qualidade.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte