Arnon Bezerra participa da formação para cuidadores com foco no autismo

Agência Trabalhista de Notícias 29/06/2018, 9:24

Imagem Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Juazeiro do Norte (CE), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, na terça-feira (26), no Instituto de Ensino Superior (Ijes), a segunda formação para cuidadores que atuam por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na rede municipal de educação. O evento contou com cerca de 100 profissionais que lidam diretamente com crianças com necessidades especiais. Neste módulo foi tratado o tema autismo. O curso contou com a presença do prefeito Arnon Bezerra (PTB).

De acordo com a gerente da Educação Inclusiva da Seduc, Maria José Lopes, a Professora Zezé, a deficiência de maior incidência atualmente, em Juazeiro do Norte, é o autismo. Ela explica que essa formação se faz necessária porque os cuidadores fazem parte do processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência.

Arnon Bezerra frisou a importância do acompanhamento de um profissional dedicado na vida dessas crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento, trazendo orientações e dando oportunidades para a criação de laços afetivos. “Em cada fase da vida a criança precisa de atenção, de orientação e cuidado”, afirmou.

Os cuidadores receberam orientações de como trabalhar com os laudos fornecidos pelos médicos que determinam o grau de autismo da criança e as classificações utilizadas atualmente para se definir o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se dividem em 3 graus: autismo leve, autismo moderado e autismo severo. O objetivo dessas formações é proporcionar aos cuidadores subsídios para desenvolverem seu trabalho de forma que possam despertar a compreensão das situações específicas de cada criança, auxiliando no seu desenvolvimento como ser humano e na vida escolar.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte