Arnon Bezerra participa de encontro sobre transparência na gestão pública

PTB Notícias 26/09/2017, 7:13

Imagem Crédito: Divulgação

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1506450166432{margin-bottom: 0px !important;}”]O prefeito de Juazeiro do Norte (CE), Arnon Bezerra (PTB), participou na quinta-feira (21) do seminário Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha. O evento, que aconteceu no auditório da Universidade Federal do Cariri (UFCA), contou com a presença de prefeitos e secretários das administrações municipais do Cariri, além de servidores públicos.

As principais temáticas tratadas estiveram relacionadas a Momento Secretaria de Controle Externo – “Resultados da Ação de Fiscalização”, Apresentação da Doc Aula 1 – A Corrupção no Brasil e do Mundo e O Papel das Instituições brasileiras no combate à corrupção, concluindo a manhã de debates, com abordagem pedagógica e diálogo com o público.

Moralidade e papel das instituições

Durante o cerimonial de abertura, Arnon Bezerra destacou a importância da moralidade na gestão pública, ressaltando o papel das instituições na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Como exemplo de trabalhos em prol de oportunidades, ele citou a criação de um projeto turístico que atraia o romeiro não apenas para Juazeiro do Norte, mas para outros municípios da região, e possam aproveitar melhor as suas potencialidades.

Segundo o prefeito, há uma necessidade de criar uma cultura que agregue valores e proporcione o crescimento de todos na região. “No aspecto político a gente tem que entender que as más práticas não estão associadas a algo institucional nem doutrina partidária, mas está no comportamento das pessoas”, afirmou Arnon, ao ressaltar que é necessário exaltar também as boas práticas exercidas na sociedade, além de estimular, para haver um resgate daquilo que realmente faz uma sociedade crescer. “Não se respeita o político, o policial, e os valores estão se invertendo e isso não podemos permitir”, disse.

Arnon Bezerra ainda lembrou de bandeiras empreendidas pelo Padre Cícero, como educação de massas e meio ambiente. Ao encerrar as suas palavras de boas-vindas aos presentes, o prefeito parabenizou os realizadores do evento e ainda e enfatizou a importância de se fortalecer seminários dessa natureza, além de valorizar a juventude.

Combate à corrupção

Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes salientou a alegria de realizar o evento em Juazeiro do Norte com o tema que considera da ordem do dia, que é a corrupção, atingindo todas as esferas do país. Segundo ele, a principal questão nesse momento é como combater a corrupção. De acordo com Pontes, um trilhão de dólares todos os anos estão sendo desviados por corrupção em todo o mundo. “O desafio é como combater, e utilizando métodos científicos. Quanto menos informações houver na gestão pública, maior à corrupção”, constatou.

O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas, Raimir Holanda, fez uma breve apresentação da programação, enfatizando a importância do Controle Cidadão, como a chave de todo esse processo. Com isso, o evento seguiu o roteiro de trabalho, trazendo primeiramente problemas identificados em municípios da região. Também foi apresentada uma Doc aula com os principais conceitos relacionados à transparência, e de que forma os órgãos de controle atuam para mudar essa realidade. No final do evento, um momento foi reservado ao diálogo com o público e técnicos, sobre as temáticas abordadas, para o encaminhamento de soluções.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]