Arnon Bezerra quer investir no sistema de esgotamento sanitário

Agência Trabalhista de Notícias 13/09/2019, 10:00


Imagem Crédito: Carlos Lourenço/Prefeitura de Juazeiro do Norte

O prefeito de Juazeiro do Norte (CE), Arnon Bezerra (PTB), participou de reunião na Câmara Municipal, na quinta-feira (12), na qual foi apresentada proposta de investimentos para a universalização do sistema de esgotamento sanitário do município, que irá proporcionar 100% de saneamento. Para isso, serão investidos mais de R$ 478 milhões.

Estiveram presentes os representantes do governo do Estado, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, e o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, além de vereadores, representantes sindicais e sociedade civil. O investimento será o maior relacionado saneamento básico no município, por meio de parceria do governo do Estado e prefeitura. Para que isso ocorra, há a necessidade de ampliar o prazo de concessão dos serviços da empresa de abastecimento.

Arnon Bezerra destacou a necessidade do projeto, já que a cidade não conta com o saneamento básico, na busca do bem-estar da população. O prefeito agradeceu a parceria da Câmara, para que se possa, junto à Cagece, desenvolver esse projeto para Juazeiro do Norte. Segundo o petebista, a perspectiva com os novos investimentos é aprimorar os serviços. “Saneamento é algo importante, porque grande parte da população ainda não tem esse benefício”, afirmou.

O diretor-presidente da Cagece apresentou o projeto de investimento para Juazeiro do Norte e a Região Metropolitana do Cariri, onde a Cagece tem operação, com a proposta de universalização do sistema de esgotamento sanitário do município, destacando a situação atual, com cobertura de água de 98,9%, com 79% da população interligada à rede. No caso de esgotos, cai para 35% o número de pessoas interligadas. “O projeto é para deixar o município com 100% de esgotos. Investimentos que serão feitos nas próximas décadas”, afirmou Neuri Freitas.

O secretário da Casa Civil disse que não se pode tratar do serviço de água e esgoto como mercadoria. Nelson Martins ressaltou a importância dos investimentos no saneamento, pegando as duas maiores regiões maiores do Estado, do Cariri e da Região Metropolitana de Fortaleza, com o compromisso do governador de conseguir melhorar essa situação.

Diante do compromisso desse importante projeto, o secretário fez o apelo para que todos os investimentos sejam feitos da forma mais transparente possível. “Um processo de empréstimo de um projeto como esse tem toda uma burocracia, que passa pela aprovação da Câmara e vai seguir por diversas instâncias”, explicou.

Nelson Martins pediu que a matéria fosse votada com uma certa brevidade no Legislativo, para cumprir esses compromissos diante de um valor tão elevado.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte