Arnon Bezerra ressalta importância turística de Canindé (CE)

PTB Notícias 1/11/2007, 9:31

O Deputado Arnon Bezerra (PTB-CE), destacou, na Câmara, que o município de Canindé, ao lado de Juazeiro do Norte, e considerado o principal pólo do turismo religioso no Ceará, tem como grande atração sua estátua de São Francisco, padroeiro da cidade, monumento com mais de 32 metros de altura, considerada a maior do mundo na categoria de imagens sacras.

“A devoção ao santo padroeiro do município, São Francisco, atrai anualmente milhares de devotos e turistas àquele município, onde acontece a maior romaria franciscana do mundo.

Na sede do município está a Basílica de São Francisco das Chagas, construída no início do Século XX.

A obra da estátua de São Francisco das Chagas era uma reivindicação de três décadas e será um importante fator de incremento do turismo religioso, atraindo fiéis e visitantes do País e do mundo, contribuindo com o aumento da oferta de emprego e renda desse município do Sertão Central, distante 113 km de Fortaleza”, disse Arnon Bezerra.

“O monumento chama a atenção de todos que passam pela estrada e até mesmo daqueles que não são devotos do santo.

A obra era uma reivindicação de três décadas.

A estátua recebeu toda a infra-estrutura voltada ao conforto e segurança.

Para facilitar o acesso à estátua, o Governo do Estado construiu 540 metros de acesso pavimentado em pedra poliédrica, além de calçadas para pedestres.

O projeto de iluminação do acesso e do entorno da estátua mereceu atenção especial.

Ao longo da avenida foram instalados 18 postes, cada um com duas luminárias de 400 watts de potência.

Em torno da imagem do santo, onde foi construída uma praça, foram colocados 15 refletores de dois mil watts cada”, revelou o Deputado petebista.

Segundo Arnon Bezerra, a estátua recebeu revestimento em vidro especial importado da China.

As pastilhas, de 2×2 centímetros, recobrem toda a estrutura da estátua dando maior resistência ao clima da região, evitando desgastes.

Os serviços foram executados pelo Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (Dert), órgão vinculado à Secretaria da Infra-Estrutura do Estado (Seinfra) e os investimentos atingiram R$ 647 mil.

A obra de edificação do monumento contou ainda com as parcerias da prefeitura da cidade e do Governo Federal.

“A cidade de Canindé, no Ceará, é também, juntamente com a cidade de Assis, na Itália, a promotora da maior romaria franciscana do mundo, todo dia quatro de outubro.

Meu grande abraço a esse povo querido, devoto e hospitaleiro.

Que a região de Canindé cresça mais e mais.

Que haja desenvolvimento do turismo, emprego e renda para todos.

Para isso tenho trabalhado em favor dessa cidade e de muitas outras do nosso querido Ceará, em prol do reconhecimento do potencial humano, turístico, ecológico e religioso do nosso Estado”, finalizou o Parlamentar do PTB.

Agência Trabalhista de Notícias