Arte e Cultura em alta no 1º Festival de Inverno de Jaguariúna

PTB Notícias 2/07/2007, 10:27


Com o objetivo de enriquecer o valor cultural e turístico da cidade, a Prefeitura de Jaguariúna/SP -administrada pelo petebista Tarcísio Chiavegato – realizará, de 3 a 8 de julho, o 1º Festival de Inverno.

Música, arte teatral e gastronomia se fundem neste projeto, que terá como palco o Coreto da Praça Umbelina Bueno e o Centro Cultural.

Na programação, apresentação de músicos e grupos da cidade, como Daniel Marion e Alexandre, Coral Municipal, Orquestra “Violeiros do Jaguary”, entre outros, e expressões artísticas de âmbito regional e internacional, como a “Família Lima”, que fecha o evento, em 8 de julho.

O “Grupo Já” se incumbirá da encenação do texto “Histórias de um Vagão” e produtores rurais que participam do “Original da Terra” darão seu toque da “arte culinária” ao evento.

Para esta primeira edição, o repertório musical foi escolhido de forma eclética, para agradar os mais variados gostos, ou seja, estilos que vão do clássico à música raiz, passando pelo Choro, Jazz e MPB.

“Nossa intenção é unir, num único evento, música de boa qualidade e locais que nos remetam a um conceito cultural, a patrimônios que fazem parte da história de nosso município, como o coreto da praça e o Centro Cultural de Jaguariúna (antiga estação de trem)”, explica a diretora municipal de Turismo e Cultura, Márcia Coelho.

O 1º Festival de Inverno também marcará a estréia da Orquestra de Câmara de Jaguariúna.

Composta por 12 musicistas, a formação é fruto da iniciação musical de jovens, a maioria, participante do Pólo Jaguariúna do “Projeto Guri”.

Sob a regência do maestro Jefferson Roberto Anastácio e direção artística de André Cardoso de Souza, a composição do grupo segue o gênero “cordas”, com instrumentistas divididos em cinco “nipes”: 1º e 2º violinos, viola clássica, violoncelo e contrabaixo.

Para a primeira apresentação em público, marcada para 5 de julho próximo, às 20h30, no Centro Cultural, o repertório conta com cinco peças nos estilos erudito, medieval e popular.

O 1º Festival de Inverno de Jaguariúna terá entrada franca, mas de acordo com o local da realização, os ingressos serão limitados à capacidade de acomodação.

A feira rural “Original da Terra” será realizada quando a programação tiver como palco as instalações do Centro Cultural.

Programação3 de julho – Centro Cultural19h30 – Daniel Marion e Alexandre20h30 – Orquestra “Violeiros do Jaguary”4 de julho – Centro Cultural19h – Coral Municipal de Jaguariúna (Comja)19h30 – Grupo Qu4tro a Zer0 (memórias do Choro Paulista)20h – Orquestra do Festival5 de julho – Centro Cultural14h – Oficina de Choro, com o grupo Qu4tro a zer0 (pianista Daniel Muller)19h30 – Trio no Trem (Jazz)20h30 – Lançamento da Orquestra de Câmara de Jaguariúna6 de julho – Centro Cultural19h30 – Grupo vocal “Nó na Língua”20h30 – Orquestra Jovem de Indaiatuba7 de julho – Praça Umbelina Bueno9h30 – Banda Municipal Paulo de Moraes Penteado10h30 – Orquestra de Metais – Metallumfonia7 de julho – Centro Cultural15h – Histórias de um Vagão – Peça teatral encenada pelo Grupo Já Grupo16h – Duo Fernanda Vieira e Edu Lobo18h30 – “Da Corda Pro Pé” – Cristiane Matallo e Gilberto de Syllos19h – Projeto Guri – Coral e Orquestra21h – Almir Côrtes Quarteto8 de julho – Centro Cultural10h – Banda “The Black Ties”12h – Fanfarra Municipal de Campinas16h – Histórias de um Vagão – Grupo Já20h – Família Lima Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Jaguariúna)