Arthur Lira é eleito novo presidente da Câmara dos Deputados com 302 votos

PTB Notícias 2/02/2021, 8:50


Imagem

Após quatro anos sob a gestão de Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Câmara tem novo presidente. Em votação realizada na noite desta segunda-feira, 1° fevereiro de 2021, o Deputado Federal apoiado pelo PTB, Arthur Lira (PP-AL), foi eleito, em primeiro turno, presidente da Casa com 302 votos. 

A deliberação se deu por meio de voto eletrônico no qual os parlamentares, divididos em cinco grupos, manifestaram sua preferência. Ao todo, oito deputados concorreram ao cargo. Seu principal rival no pleito e aliado de Rodrigo Maia, Baleia Rossi  (MDB – SP) recebeu 145 votos. 

Enquanto Fábio Ramalho (MDB-MG) obteve 21 votos, Luiza Erundina (PSOL-SP) recebeu 16 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), 13 votos; André Janones (Avante-MG), 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), 1 voto.

“Sei o peso, o tamanho e a dimensão da responsabilidade que vossas excelências acabam de me delegar, ao me elegerem para presidir esta Casa pelos próximos dois anos. Quero antes de tudo agradecer e assumir o compromisso de corresponder, com a minha mais absoluta dedicação, humildade e determinação, à confiança que me foi conferida”, afirmou o novo presidente da Câmara em seu primeiro pronunciamento após eleito. 

Como primeira ação na função, Arthur Lira anulou a votação para a Mesa Diretora sob justificativa que o bloco do rival Baleia Rossi (MDB-SP) foi registrado com atraso, após o prazo das 12h, nesta segunda-feira (1º/2). Assim, instituiu que cada bloco terá até às 13h desta terça-feira (2/2) para lançar novas candidaturas. A eleição está convocada para às 16h do mesmo dia.

“Considerando que neste momento apenas o cargo de presidente foi apurado, cargo excluído da proporcionalidade partidária, permitindo a candidatura de qualquer deputado e que nenhuma candidatura apresentada a este cargo foi indeferida. Considerando que ainda não é conhecida a vontade deste soberano plenário, quanto à parte equivocada, relativas aos demais cargos, decide tornar sem efeito a decisão que deferiu o registro do bloco”, afirmou Lira.

Aliado do governo, Arthur Lira conta também com apoio do Presidente Jair Messias Bolsonaro. A vitória no pleito pode significar o início de uma nova fase com seguimento de pautas como a agenda de reformas (tributária, administrativa e de privatizações), além de gerar uma relação mais harmoniosa entre o Executivo e o Legislativo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil