ARTIGO | Graciela Nienov: Saudação aos trabalhadores do Brasil

Agência Trabalhista de Notícias 1/05/2020, 10:31

Imagem Crédito: Felipe Menezes/PTB Nacional

Quero saudar, neste 1º de maio, os trabalhadores do Brasil, verdadeiros construtores da riqueza nacional, artífices de dias melhores para o país e para suas futuras gerações. Neste ano de 2020, temos um 1º de maio diferente de tudo que já vimos. Neste dia em que a classe trabalhadora celebra o seu dia e deveria estar renovando suas forças e vigor, é obrigada a enfrentar uma das maiores crises da história, com a pandemia do novo coronavírus que se alastra mundialmente, destruindo vidas e arrasando a economia e os empregos.

O vírus ultrapassa questões meramente de saúde pública, e deixa o mundo diante de uma enorme dúvida: como ficará a economia mundial quando a disseminação e o contágio arrefecerem? Governos de todo o mundo buscam saídas para impedir a quebradeira de empresas, e para ajudar aqueles que estão perdendo seus empregos e sua renda. No Brasil não tem sido diferente, inclusive com a criação do “coronavoucher”, um auxílio emergencial que tem sido uma ajuda importante a quem perdeu sua renda devido à paralisação nas atividades econômicas.

Mas ainda temos muito a fazer e o nosso partido, o PTB, está engajado nas iniciativas necessárias de enfrentamento desta crise. Estamos juntos buscando encontrar soluções para superar esse problema sobre o qual ainda não temos ideia do tamanho que será. Mas todos nós que estamos no PTB asseguramos que não vamos descansar enquanto não encontrarmos mecanismos inteligentes de entendimento e de colaboração no sentido de evitar o desemprego em massa, uma catástrofe econômica tanto no nível individual quanto no que diz respeito aos prejuízos causados à nação como um todo pela disseminação do Covid-19.

Problemas enfrentados com inteligência e visão construtiva costumam gerar ótimas soluções. Então, vamos arregaçar as mangas e buscar saídas e alternativas para proteger quem trabalha. É hora de união e sabedoria, de esforço conjunto e dedicação, de comprometimento total com quem faz o Brasil crescer e despontar como uma das grandes economias mundiais, que são os trabalhadores, formais ou informais. Vamos resistir, e seguir confiantes de que venceremos mais esta batalha.

Parabéns, trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Permanecemos firmes e fortes na nossa luta. Não vamos ser derrotados por este vírus. Precisamos manter a nossa fé e a esperança de que dias melhores nos aguardam.

Um abraço a todos.

* Graciela Nienov é presidente nacional do PTB Mulher