Audiência proposta por Dr. Furlan discute prevenção do suicídio no Amapá

Agência Trabalhista de Notícias 13/05/2019, 10:04

Imagem Crédito: Gerson Barbosa/Alap

O deputado Dr. Furlan (PTB) realizou na quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Amapá, audiência pública que debateu ações para o Plano de Enfrentamento e Prevenção ao Suicídio. A iniciativa também teve apoio do Coletivo de Psicólogos do Estado.

O projeto de lei que institui o Plano Estadual de Enfrentamento e Prevenção ao Suicídio foi protocolado pelo parlamentar petebista e dispõe de políticas públicas que envolvem todos os setores da sociedade, conforme a lei nacional apresenta.

“Compreendo que falar de suicídio é mencionar causas multifatoriais que necessitam serem discutidas de forma ampla, desde o desemprego crescente que está adoecendo nossa sociedade, como indicadores de possíveis transtornos mentais, como a depressão, e o que fazer diante dessa realidade amapaense”, ressaltou.

Presenças

O evento contou com a participação de psicólogos, médicos, professores de instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, estudantes, representantes da Prefeitura de Macapá, governo do Estado, Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Centro de Valorização à Vida (CVV), Ambulatório de Atenção à Crise Suicida, Ministério Público (MP-AP), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública (DEFENAP), Marinha do Brasil e Conselhos Regionais.

Os convidados e o público presente contribuíram com sugestões e discussões. A professora Silvia Patrícia de Lima, da Escola Estadual Nanci Nina Costa, falou do projeto desenvolvido na instituição que trabalha a saúde mental e ressaltou que o momento foi importante para consolidar ideias. “Precisamos, sim, discutir políticas públicas voltadas à família e que oportunizem os jovens nos estudos e na vida profissional”, concluiu.

Com informações da assessoria do deputado Dr. Furlan (PTB-AP)