Audiência proposta por Liziê Coelho debaterá produção de mel no Piauí

PTB Notícias 7/05/2013, 18:26

Foi aprovado requerimento de autoria da deputada estadual Liziê Coelho (PTB-PI) para a realização de uma audiência pública em Simplício Mendes, a 370 km de Teresina, na região do semiárido.

A audiência, que será realizada através da Comissão de Infraestrutura e Política Econômica, tem como objetivo discutir o problema causado pela estiagem na produção de mel da região.

A Comissão de Infraestrutura é presidida pela deputada Rejane Dias (PT) e fazem parte dela os deputados Fernando Monteiro (PTB), Mandes Meneses (PSDB), Ana Paula (PMDB), Gessivaldo Isaias (PRB) e pelas deputadas Belê Medeiros (PSB), que é a vice-presidente e Flora Izabel (PT).

As perdas em alguns municípios chegou a 90% da produção.

A audiência será realizada no Centro Paroquial Dom Expedito.

Foram convidados para comparecer a audiência representantes; prefeitos e vereadores de seis municípios atingidos pela seca e que registraram grande prejuízo na safra do mel.

São eles: Bela Vista do Piauí, Conceição do Canindé, Isaías Coelho, Floresta do Piauí , Campinas do Piauí e de Simplício Mendes.

Além dos prejuízos a comissão pretende ouvir dos pequenos produtores e cooperativas de mel os obstáculos e problemas enfrentados para a produção do mel.

O mel da região do semiárido do Piauí tem como principal mercado a Europa e Estados Unidos e é o produto de maior peso na pauta de exportações do estado junto com o pó e cera da carnaúba.

O requerimento da deputada Liziê Coelho também convida para participação do debate representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria da Defesa Civil do Estado, Fundação Banco do Brasil, Universidade Estadual e Federal do Piauí, Coordenação de Combate a Pobreza Rutal, Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos públicos.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Via Agora