Audiência pública discutirá prática de overbooking

PTB Notícias 19/06/2006, 15:27


A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na quarta-feira (21), proposta pelo deputado Fleury Filho (PTB-SP), para discutir a prática de overbooking por companhias aéreas.

O overbooking consiste na venda de bilhetes em número superior ao de lugares disponíveis em determinado vôo.

Na audiência, também serão discutidos os critérios para credenciamento de empresas de manutenção em aviões; as autorizações de rotas e horários de vôos, além da segurança de vôo e tráfego aéreo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

ConvidadosForam convidados para o debate o presidente da Infraero, José Carlos Pereira; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi; o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.

Selma Schons argumenta que a prática de overbooking é um desrespeito ao consumidor e é crescente o número de ações na justiça pedindo indenização por prejuízos.

Já a segurança no aeroporto de Congonhas, segundo o deputado Fleury, é uma preocupação constante dos usuários do aeroporto paulista.

Ele argumenta que o aeroporto opera no limite de sua capacidade, e cita acidente ocorrido em 22 de março deste ano, com deslizamento de uma aeronave da companhia BRA, que quase caiu em uma avenida de tráfego intenso próxima a pista de pouso e decolagem.

Agência Câmara