Bancada do PTB no Senado almoça com presidente Dilma Rousseff no Alvorada

PTB Notícias 7/06/2011, 21:22


A bancada do Partido Trabalhista Brasileiro no Senado, a terceira maior da base do governo na Casa, se reuniu nesta terça-feira (07/06/2011) com a presidente da República, Dilma Rousseff, em um almoço realizado no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Participaram do encontro todos os seis petebistas: Gim Argello (DF), Fernando Collor (AL), Armando Monteiro (PE), Mozarildo Cavalcanti (RR), João Vicente Claudino (PI) e Epitácio Cafeteira (MA).

De acordo com os petebistas, a chefe do Poder Executivo recebeu os senadores para fazer uma aproximação entre os dois Poderes (Executivo e Legislativo).

“Ela quer fazer um afinamento.

E eu acho que essa é a política”, afirmou Mozarildo.

“A iniciativa dela de abrir um diálogo, nos convidar para um almoço, trocar idéia, e, inclusive, levar os principais ministros do governo, isso demonstra que ela está colocando a disposição o seu staff mais protocolar da Casa para que possamos ter acesso sem ser a necessidade de transitar por outros caminhos”, sustentou.

O líder da legenda no Senado, Gim Argello, contou que a presidente falou dos programas que lançou e os que irá realizar durante o seu mandato.

Além disso, Gim afirmou que o almoço, que durou cerca de três horas, com Dilma e também com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais), serviu para fortalecer a imagem do partido a nível nacional.

“O PTB é o partido mais tradicional deste país, responsável, que não tem divisões internas, e é muito bem conduzido pelo seu líder nacional, Roberto Jefferson.

O PTB é um partido que dá a liberdade de trabalho”, destacou o senador pelo PTB do DF.

Gim frisou ainda que a presidente agradeceu e elogiou o PTB, ressaltando que o “veem como um partido firme e unido que ele é”.

João Vicente Claudino sustentou que a visita diplomática de aproximação do governo é um novo estilo de governar.

Ele conta ainda que todos os senadores petebistas saíram satisfeitos com o resultado da reunião.

“Porque quando se tem um relacionamento muito mais próximo com a presidente do país, você colhe indiretamente um sentimento que ela quer implantar na condução do país”, afirmou.

No almoço, de acordo com Gim Argello, o senador Fernando Collor falou da Comissão de Relações Exteriores e Direito Internacional; Armando Monteiro sobre o desenvolvimento de Pernambuco, e da reforma tributária, assim também como João Vicente Claudino, além do programa Brasil sem miséria, do qual têm experiências sucedidas no Piauí; a pedido de Dilma, Mozarildo Cavalcanti deu explicações sobre Roraima, seu Estado, e a parte de fronteira; e Epitácio Cafeteira relatou suas experiências.

Código FlorestalDe acordo com os petebistas, tanto a presidente quanto os senadores não levaram pauta para o almoço, até porque, segundo eles, o objetivo do encontro era uma aproximação do PTB com a bancada de apoio ao governo no Senado e com a presidência.

Entretanto, os senadores ressaltaram que a única questão debatida foi o Código Florestal, tocando em alguns pontos do mesmo assunto.

A pauta, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados, deve ser discutida no Senado nos próximos meses.

“A presidente comentou os pontos que ela acha que ficaram na Câmara que são positivos e os negativos, como a emenda 164, principalmente o teor dela que trata da anistia aos desmatadores.

Ela acredita que é um precedente que se abre que nunca se conserta.

E a outra questão é a ligação de complementação do Código Florestal nos atos por leis estaduais”, relatou o senador piauiense João Vicente Claudino.

O líder Gim Argello pontuou ainda que Dilma Rousseff garantiu que fará o possível para modificar alguns itens da proposta que foi votada na Câmara.

“Vamos levar para bancada e discutir isso para termos uma posição mais firme sobre os 11 itens, sobretudo cinco itens que precisam ser melhor discutidos”, afirmou o senador.

Agência Trabalhista de Notícias (Felipe Menezes e Ivana Souza)Foto: Ivana SouzaConfira a galeria de fotos do almoço: (?page=FotosPage&gal=280) http://bit.

ly/jQ613x