Barbosa fala sobre fidelidade partidária em encontro promovido pelo IST

PTB Notícias 12/12/2007, 11:12

.

Em palestra proferida no 1º Encontro de Gestores do Interior, promovido pelo Diretório Estadual do PTB no Rio Grande do Sul e pelo Instituto Solon Tavaresa, o ex-prefeito de Sapucaia (RS) e Secretário dos Direitos Humanos da Executiva Nacional, Luís Francisco Corrêa Barbosa, falou sobre o tema Fidelidade Partidária: A Mudança na Democracia.

Barbosinha iniciou sua palestra lembrando a todos que fidelidade significa qualidade de ser fiel, companheirismo e participação, onde o sujeito precisa compreender onde está e saber para onde quer ir.

“No nosso caso aqui, precisamos saber que tipo de ligação temos com o nosso PTB.

Qual o grau de fidelidade com a nossa sigla”.

Barbosinha salientou que dentro de uma agremiação partidária o documento mais importante é o Programa do Partido.

“Passamos a ser infiéis quando descumprimos o que deve nos unir”, disse, defendendo que quem estiver em desacordo com as normas de um partido deve deixá-lo.

Sobre a fidelidade em relação a mandatos partidários, falou que a conquista de um mandato se faz sob o Programa do Partido e as situações locais.

“Portanto, o mandato pertence ao conjunto de forças que o levou aquela representação”, considerou Barbosinha, enfatizando que os mandatos pertencem aos partidos, conforme determinação do Supremo Tribunal Eleitoral (STE) recentemente.

Disse ainda que as coligações terminam no momento das diplomações.

“A partir daí os mandatos passam a pertencer aos partidos de cada candidato”.

Lembrou também que a decisão do STE passou a valer para os eleitos que deixaram suas siglas, após 27 de março deste ano.

“Desde lá tudo mudou.

Precisamos ter cuidado”.

Barbosinha também informou que atualmente existem 115 casos no Estado do Rio Grande do Sul em tramitação onde os partidos reivindicam seus mandatos a políticos que deixaram siglas após eleitos.

“No Brasil são em torno de 1.

756″.

Após sua manifestação, participantes do encontro questionaram Barbosinha.

“Quem tiver mais dúvidas pode contatar comigo através do e-mail barbosalfc@uol.

com.

br, ou pelo fone 061 81110850″, ressaltou.

fonte: site do PTB – RS