Batalha do Jenipapo será lembrada em sessão especial requerida por JVC

PTB Notícias 2/03/2009, 11:23


Será realizada no próximo dia 11 de março sessão plenária especial em homenagem aos 186 anos da Batalha do Jenipapo, ocorrida na cidade de Campo Maior, no Piauí.

Durante o confronto, centenas de piauienses, maranhenses e cearenses lutaram contra tropas portuguesas em prol da Independência do Brasil.

A proposta de realização da homenagem foi apresentada pelo senador João Vicente Claudino, presidente do Dirwetório Estadual do PTB no Piauí.

A batalha, que teve lugar às margens do Rio Jenipapo, em 13 de março de 1823, “foi decisiva para a independência e consolidação do território nacional”, argumenta o senador na justificação de seu requerimento.

João Vicente Claudino lembra que os brasileiros combateram os militares comandados pelo Major João José da Cunha Fidié, encarregado de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

O avanço dos portugueses rumo a Campo Maior, ressalta, implicou em uma mobilização sem precedentes da população local.

Grupos de vaqueiros e roceiros armados com espingardas, facões, machados, foices, espetos e até paus e pedras enfrentaram soldados bem armados e organizados.

“Jenipapo foi o retrato da bravura de um povo em luta pela sua liberdade.

O episódio deixou um grande legado, do qual os campo-maiorenses podem se orgulhar, já que a batalha do Jenipapo foi a única com o objetivo de adesão à independência em que houve derramamento de sangue”, diz João Vicente Claudino, na justificação de seu requerimento.

fonte: Agência Senado