Batatais (SP): Eduardo Oliveira apresenta 2ª edição do Natal Encantado

PTB Notícias 19/12/2014, 8:49


Arames e metais viraram estrelas, mangueiras tomaram formato de velas, garrafas pet são a base de portais, isopores deram forma a personagens e luzes, muitas luzes, têm o poder de encantar o olhar de batataenses e turistas que visitam a segunda edição do projeto Natal Encantado de Batatais (SP).

A proposta, implementada pela prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE), tem reunido centenas de pessoas diariamente na praça da Igreja Matriz e na praça Barão do Rio Branco, principais cenários da ação natalina.

“É o melhor Natal em praça pública de toda a nossa região e ficamos satisfeitos com o retorno da população”, disse o prefeito de Batatais, Eduardo Oliveira (PTB).

Cartões postais da cidade, as duas praças que circundam a igreja onde está o maior acervo de obras sacras do artista plástico Cândido Portinari estão ornamentadas com esculturas moldadas com mangueira de led – incluindo estrelas, círculos, velas, contornos de capelas e personagens natalinos -, portais, anjos em pets com refletores internos e outros símbolos do Natal.

As palmeiras imperiais que contornam as praças receberam redes de led em seus troncos e, próximo a elas, foram moldadas e colocadas miniaturas das mesmas, também em led.

Outro destaque é um presépio com esculturas e animais em tamanho real, montado ao lado do coreto central.

Na praça ao fundo da igreja foi reservado um espaço especial para uma exposição em alusão aos 200 anos de Batatais (idade total, se somado o período de freguesia).

O destaque são as imagens simbólicas e antigas da cidade e incluindo algumas históricas da construção da Matriz, templo cuja versão atual foi inaugurada na década de 50.

A duas quadras da igreja, está a praça Barão do Rio Branco, que recebeu ornamentação claramente voltada aos pequenos.

O espaço abriga uma inédita “fábrica de brinquedos do Papai Noel” – onde duendes e ajudantes podem ser vistos “trabalhando” -, a casa e o trenó do bom velhinho, que dá expediente diariamente no período noturno.

Além das praças da região central da cidade, as principais ruas comerciais – Coronel Joaquim Rosa, Doutor Leandro Cavalcanti e Marechal Deodoro – e quatro rotatórias também receberam decoração temática.

“São enfeites que foram separados para essa ampliação da proposta do Natal Encantado (.

.

.

).

Hoje o nosso Natal Encantado já é uma vitrine de Batatais”, disse o vice-prefeito e assessor de imprensa da prefeitura, José Paulo Fernandes (PSDB).

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal GCN.

net Foto: William Borges/Comércio da Franca