Batatais tem apresentação de basquete e natação para deficient

PTB Notícias 28/05/2009, 10:19

A população de Batatais – cidade administrada pelo petebista José Luis Romagnoli – recebeu neste final de semana, no Centro de Lazer do Trabalhador Ary Braga Resende, uma apresentação da equipe de basquete sobre rodas de Ribeirão Preto, onde estavam reunidas várias crianças do Projeto Segundo Tempo.

Na oportunidade as crianças puderam ver de perto toda agilidade dos atletas que são exemplo de superação por meio do esporte.

O evento contou com a participação da equipe de natação PPD (portadores de deficiência) de nossa cidade que são integrantes do Projeto Esporte Aplicado a Reabilitação, do Centro Universitário Claretiano A prática esportiva para o deficiente físico é incentivada como complemento da reabilitação e seus principais benefícios físicos são: a melhora da capacidade cárdio-respiratória e do equilíbrio, o desenvolvimento da coordenação motora, o aprimoramento da flexibilidade do corpo e o exercício da musculatura.

Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

Isso significa que a cada 100 pessoas, 14 apresentam alguma limitação física ou sensorial.

Mesmo com números tão expressivos, poucos têm acesso à saúde, à educação e, principalmente, ao lazer.

O Projeto Esportes Aplicado a Reabilitação enfatiza a importância do esporte na vida do deficiente físico, através da convivência social, do trabalho em equipe, do respeito ao próximo e dos valores humanos, dessa forma, os resultados vão além do desenvolvimento físico.

Destacam-se a superação de desafios, a melhora da auto-estima, a independência pessoal e a possibilidade de um futuro melhor.

Relata professor e coordenador Antonio Eduardo Ribeiro.

O evento foi de grande importância, pois mostram a todos nos a força e a superação, mesmo tendo algum tipo de limitação.

Agência Trabalhista de Notícias