Bejani entrega sede do Sistema Integrado de Atendimento de Trânsito

PTB Notícias 30/05/2007, 10:44


Dentro das comemorações dos 157 anos de Juiz de Fora, o prefeito Alberto Bejani (PTB/MG) e o comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel PM Gilmar Simões de Lima, inauguraram nesta segunda-feira (28/05) a sede do Sistema Integrado de Atendimento de Trânsito (SIAT).

O SIAT é o resultado da integração do trabalho da Agência de Gestão do Transporte e Trânsito (Gettran) e da Polícia Militar, por meio da 3ª Companhia de Missões Especiais, para a fiscalização do trânsito da cidade.

A proposta é garantir maior segurança aos usuários e agilidade nas ações de fiscalização.

O prédio passou por uma ampla reforma e, a partir de agora, vai abrigar os agentes e os policiais militares.

O novo sistema trará ganhos para a cidade porque vai otimizar e agregar novos recursos para a execução das ações de fiscalização e atendimento de ocorrências de trânsito.

De acordo com o prefeito Alberto Bejani, as parcerias são importantes para a cidade porque garantem um atendimento mais eficaz para toda a população.

O petebista também lembrou a necessidade de ampliação do quadro de agentes de trânsito.

“A lei nos permite ter hoje apenas 60 agentes, mas já estamos trabalhando para termos no mínimo 150 agentes, pois a cidade carece deste efetivo”, disse o prefeito, acrescentando que a administração também trabalha para implementação do plano de cargos para estes profissionais.

No evento, Bejani ainda ressaltou que é proposta da Prefeitura que a Polícia Militar venha a implantar uma unidade, juntamente com a Polícia Civil, no antigo Terminal Santa Lúcia, o que vai garantir maior segurança para a comunidade da Zona Norte.

O comandante da 4ª RPM, coronel Gilmar Simões, explicou que o SIAT é uma grande alternativa para Juiz de Fora, porque o trabalho integrado permitirá a prestação de um serviço de melhor qualidade, melhorando assim o trânsito da cidade.

Tanto o prefeito quanto o coronel lembraram, ainda, o importante apoio do Instituto Granbery da Igreja Metodista que cedeu um espaço para a ampliação das instalações do SIAT.

De acordo com o superintendente da Gettran, Ronaldo Toledo, com o trabalho centralizado Juiz de Fora terá uma fiscalização de trânsito mais eficiente, permitindo coibir as imprudências que, em muitos casos, causam graves acidentes.

Além desta iniciativa, acrescenta o superintendente, a Gettran vem trabalhando em várias ações que visam à educação dos pedestres e condutores.

O SIAT funcionará com a seguinte estrutura: Central de Atendimento de Trânsito (CAT), responsável pelos atendimentos das solicitações relativas ao trânsito e direcionamento conforme as prioridades; Viaturas Mistas, farão o atendimento das ocorrências de trânsito que necessitam do registro boletim; Viaturas da PM, responsáveis pelos atendimento dos crimes de trânsito; e Fiscais, que atuarão em duplas de agentes e policiais na fiscalização a pé, de bicicleta e de motocicletas.

Todo o efetivo também será empregado em operações especiais de fiscalização do trânsito.

Com o sistema integrado, basta o usuário ligar para o número 3690-7400 para ter a sua solicitação atendida.

O SIAT vai funcionar na Rua Barão de Santa Helena 481, no Bairro Granbery.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora)